A Toyota Motor começará a montagem final de baterias de veículos elétricos (VEs) em mais 3 fábricas no Japão e nos EUA, mudando mais do processo in-house para reduzir custos associados ao transporte de embalagens finalizadas pesadas.
A montagem começará na planta de Takaoka (Aichi) da Toyota entre a primavera e o outono de 2025, em sua planta de Miyata (Fukuoka) no inverno seguinte e em sua unidade de Kentucky, nos EUA, na primavera de 2026.
Essas fábricas vão lidar com o passo final de produção de baterias, onde módulos de células são montados no conjunto que pode ser então instalado em um VE.
Atualmente, a Toyota monta conjuntos de baterias em sua planta de Motomachi (Aichi) onde ela produz o bZ4X, o primeiro VE produzido em massa da companhia.
A Toyota já monta baterias para híbridos e híbridos plug-in em suas fábricas. Mas baterias para VEs são bem maiores e suas montagens exigem mais espaço, levando a montadora a terceirizá-las primariamente a afiliados e outros fornecedores.
A companhia está trabalhando para usar mais espaço eficientemente em suas instalações para solucionar esse problema como parte de sua produção de VEs.
A Toyota informou fornecedores importantes sobre seus planos para aumentar a produção de VEs, incluindo para sua marca Lexus, para cerca de 250 mil veículos em 2024 e 600 mil unidades em 2025.
Ela também tem a intenção de iniciar a produção de baterias de VEs em algumas fábricas de peças, assim como uma nova instalação nos EUA sob construção na Caroline do Norte.
Fonte: Asia Nikkei