Números de falências de agências de consultas sobre casamentos no Japão, as quais apresentam parceiros para unir os laços, alcançaram uma alta recorde, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Teikoku Databank Ltd divulgada na terça-feira (6).
Um total de 11 agências pediu falência no último ano, enquanto outras 11 fecharam, suspenderam operações ou foram dissolvidas (alteração do quadro de sócios de uma empresa).
Enquanto ainda haja um certo nível de demanda para consultas sobre casamento, as agências estão sendo afetadas por mudanças na sociedade e estilos de vida, como a taxa de nascimentos em declínio do Japão e o pessoas se casando tarde na vida. E então há os apps.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Meiji Yasuda Life Insurance em novembro de 2023 sobre “como os casais se encontram”, 1 em cada 4 casais que uniram os laços dentro do ano anterior disse que havia se conhecido através de “apps de encontros”.
Isso foi similar àqueles os quais disseram que haviam se casado com pessoas que conheceram em seus locais de trabalho, sugerindo que apps de encontros representam uma ameaça significativa às agências de casamento.
Agências de casamento estão tentando atrair novos clientes com ofertas como entrevistas online e festas de encontros para criar oportunidades destinadas a conhecer novas pessoas.
Entretanto, o relatório da Teikoku Databank cita que “é difícil para elas se diferenciarem de outras companhias com serviços básicos e é muito fácil cair na competição apenas com preços. Altos custos de propaganda estão colocando pressão nos negócios dessas empresas”.
Entretanto, há preocupações sobre o rápido aumento de apps de encontros. Enquanto a conveniência de ser capaz de conhecer parceiros preferidos enquanto mantém o anonimato prova ser popular, há também preocupações com problemas ligados a fotos e incompatibilidade.
Em resposta, esses apps estão começando a mudar suas abordagens, incluindo buscar adotar métodos de serviços de consultas de casamento como apresentar apenas usuários verificados.
Fonte: Mainichi