Após o “choque dos ovos” do ano passado, agora há uma preocupação em relação aos recentes aumentos nos preços de produtos derivados do tomate, como ketchup e frutos inteiros, com o termo “Tomato Shock” sendo usado por alguns na indústria de restaurantes para descrever a nova realidade.
Masahiro Kasahara, gerente do restaurante Shiratsuyu em Tóquio, disse que o preço de compra está aumentando gradualmente, e está ficando bem difícil. Se os preços do kecthup continuarem subindo, estamos indo em direção ao um “choque do tomate”.
Em um supermercado, também na capital, o impacto nos preços de varejo já é evidente.
Mamoru Gomi, presidente do Super Izumi, disse que produtos relacionados a tomates estão caros. O preço da maioria deles subiu. Isso nunca aconteceu antes.
O supermercado aumentou o preço do ketchup em cerca de ¥30 comparado com o ano passado, e o de tomates enlatados em aproximadamente ¥40.
Várias fabricantes também anunciaram subidas de preços. A Kagome aumentou o preço do ketchup em até 16,4% e o do suco de tomate em até 13,6% a partir das entregas de fevereiro.
A Kikkoman Foods aumentará o preço do ketchup da marca Del Monte e de outros produtos em cerca de 7% a 15% a partir da entrega de abril, e molhos contendo tomate como ingrediente também ficarão mais caros, em cerca de 5%.
Os aumentos de preços de produtos que contêm tomate, os quais são indispensáveis para a dieta alimentar das pessoas, é significante.
De acordo com a Teikoku Databank, cerca de 160 itens de “produtos de tomate processado” ficaram mais caros só neste mês.
Shun Fujii, diretor do Departamento de Coordenação e Informação da Teikoku Databank, disse: “A maioria dos tomate usados para processar, mais de 90%, é importada. A qualidade do fruto importado estava fraca e houve baixa produção”.
Fonte: News on Japan