Uma criatura marinha peculiar com marcas de panda e um corpo de esqueleto foi oficialmente identificada como uma nova espécie, a Clavelina ossipandae.
Medindo menos de 2cm, o animal ganhou popularidade pela primeira vez em 2017 após fotos de sua aparência distinta terem surgido online.
Algumas pessoas no Japão a chamaram carinhosamente de “Skeleton Panda Sea Squirt” (algo como Ascídia do Mar Panda Esqueleto) devido as suas marcas brancas e pretas e é como vem sendo conhecida online desde então.
Descoberta habitando as águas em torno de Kumejima (Okinawa), essa criatura enigmática chamou atenção de cientistas após o agito online inicial, de acordo com o comunicado de imprensa dos pesquisadores.
Uma nova pesquisa, liderada pelo estudante de doutorado do terceiro ano, Naohiro Hasegawa da Universidade de Hokkaido, envolveu a coleta da espécie e mais análises da morfologia e DNA da criatura.
O estudo, publicado em 1º de fevereiro de 2024 no jornal Species Diversity confirma que a criatura é de fato uma nova espécie.
“As partes brancas que parecem ossos são os vasos sanguíneos que correm horizontalmente através das brânquias da ascídia”, citaram os pesquisadores.
“As partes pretas na cabeça que parecem os olhos de um panda e nariz são apenas um padrão, e realmente não sabemos por que o padrão fica ali”.
O nome científico Clavelina ossipandae foi proposto para encapsular as características esqueléticas da criatura e a semelhança a um panda. A clavelina, o gênero a que ela pertence, é conhecido por seus corpos em formato de garrafas.
Ossi, latim para “osso”, refere-se aos vasos sanguíneos que lembram um esqueleto. Pandae significa os pontos pretos em sua cabeça, reminiscentes dos olhos e nariz de um panda.
Fonte: Yahoo