O número de casos de covid-19 e influenza permanece alto no Japão, levando especialistas a pedirem que as pessoas continuem tomando contramedidas básicas específicas como o usar máscara, lavar as mãos e ventilar ambiente fechados.
A covid-19 foi rebaixada para uma categoria de risco menor que também inclui a influenza sob a lei de controle de doenças infecciosas de maio de 2023, e atualmente o Ministério da Saúde faz uma estimativa da situação da infecção tanto da covid-19 quanto da influenza com base em novos casos reportados regularmente por cerca de 5 mil instituições médicas em todo o país.
De acordo com dados, novos casos de covid-19 reportados na semana até 11 de fevereiro situaram-se a 13.75 por instituição. Por província, Ishikawa teve o número mais alto, a 21.91, seguida por Aichi com 20.06.
Embora novos casos em todo o Japão tenham caído pela primeira vez em cerca de 3 meses, o país está em uma situação que pode ser chamada de “10ª onda” de infecções, alertaram especialistas.
A nova variante altamente contagiosa JN.1, a qual acredita-se evadir o sistema imune dos humanos mais facilmente do que cepas anteriores, está cada vez mais sendo encontrada em pessoas infectadas.
Por instituição, novos casos de influenza alcançaram 23.93 na semana até 11 de fevereiro, alta pela 5ª semana consecutiva, embora os números tenham diminuído em cerca 30% de um nível de pico no início de dezembro.
A província de Fukuoka registrou o maior número, a 56.48, seguida por Saga com 38.15.
O número por instituição passou do nível de alerta de 10 em 44 das 47 províncias do país.
Fonte: Nippon