Por volta das 12h40 de segunda-feira (26), entrou uma chamada pelo 119 para socorrer uma criança do primeiro ano primário que se engasgou com a merenda e não conseguia respirar.
Essa ocorrência foi na cidade de Miyama (Fukuoka) e foi enviado um Doctor Heli para socorrê-la, mas a morte foi confirmada no hospital.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e com o Conselho de Educação da cidade, a vítima foi um menino de 7 anos, aluno do primeiro ano primário. Ele estava se servindo da merenda que nesse dia tinha leite, arroz, oden (cozido típico) com missô e salada com algas marinhas.
A secretaria de educação acredita que o menino se engasgou com o ovo de codorna no oden, o que causou asfixia. O ovo de codorna foi colocado inteiro, sem ser cortado.
O presidente da Safe Kids Japan, uma ONG que trabalha para prevenir acidentes com crianças, comentou que “os alunos da primeira série estão no momento em que os dentes permanentes começam a nascer. Podem não conseguir mastigar totalmente a comida por terem perdido alguns dentes de leite e engolem rapidamente. Algo como um ovo de codorna pode ficar preso na laringe causando asfixia”.
Na sua opinião, o ovo de codorna deveria ser cortado da merenda escolar do primeiro e segundo ano do primário, pois no passado já ocorreram acidentes como esse, tanto com ovinho como com pão.
Fontes: NHK e Mainichi