O imperador do Japão, Naruhito, faz 64 anos nesta sexta-feira (23). Antes de seu aniversário, ele falou com repórteres no Palácio Imperial em Tóquio.
Ele refletiu sobre o passado, transmitindo condolências aos familiares daqueles que morreram no grande terremoto que sacudiu a Península de Noto e outras áreas na central do Japão em 1º de janeiro.
Ele disse que seu coração dói profundamente em pensar que o terremoto do Dia de Ano Novo deixou tantas pessoas mortas ou desaparecidas e deixou muitas outras desabrigadas.
O imperador disse que quer visitar as áreas afetadas pelo desastre junto com a imperatriz Masako se as circunstâncias permitirem.
Ele também falou sobre seu tempo como imperador antes da marca de 5 anos em maio de sua ascensão ao trono.
O imperador disse que tentou ter muitas oportunidades para se comunicar com membros do público para que ele pudesse interagir com eles, e ficar ao lado de todos o tanto quanto possível.
Ele disse que buscou ouvir muitas pessoas durante suas viagens para compreender totalmente suas situações, seus sentimentos e o que a família imperial deveria fazer por elas.
O imperador também falou sobre sua filha, a princesa Aiko, que começará a trabalhar na Sociedade Japonesa da Cruz Vermelha em abril após de graduar da universidade.
Naruhito disse que a princesa terá muitos compromissos imperiais, mas ele espera que ela continue a se dedicar com compaixão e gratidão.
Fonte: NHK