No mercado de ações de Tóquio, após o feriado de três dias, o Nikkei Stock Average atingiu temporariamente o nível de 37.900 ienes na tarde de terça (13). Esse foi o nível mais alto durante o horário de negociação em 34 anos, desde janeiro de 1990, durante o período da bolha, e foi seguido por uma nova alta na última sexta-feira.
No mercado de Nova York, nesta segunda (12), uma série de indicadores econômicos dos EUA divulgados no final da semana passada superou as expectativas do mercado e foi percebida como uma indicação de que a economia era resiliente, e o Dow Jones Industrial Average atingiu o maior nível de todos os tempos.
Seguindo essa tendência, uma grande variedade de ações no mercado de Tóquio na terça também atraiu ordens de compra imediatamente após o início das negociações, e o Nikkei Stock Average subiu mais de 1.000 ienes, atingindo o nível de 37.900 ienes em um determinado momento.
O preço de fechamento da manhã do Nikkei Stock Average foi de 37.798,89 ienes, 901,47 ienes acima do preço de fechamento da última sexta-feira.
O Índice de Preços de Ações de Tóquio (TOPIX) subiu 47,40, para 2605,28, e o volume da manhã foi de 1.113,93 milhões de ações.
“No mercado de Tóquio, as ordens de compra estão se espalhando, especialmente para empresas relacionadas a semicondutores e telecomunicações, que têm um grande impacto sobre os preços das ações. Tanto no Japão quanto nos EUA, a tendência de alta nos preços das ações continua e as expectativas dos investidores estão aumentando“, comentou funcionário da bolsa.
Fonte: NHK