O Ministério da Indústria do Japão disse nesta terça-feira (6) que estenderia subsídios no valor de ¥242,9 bilhões (US$1,64 bilhão) para a Kioxia e a Western Digital expandirem produção de chips de memória nas províncias de Mie e Iwate.
Os fundos oferecem base para ambas as companhias, as quais foram afetadas por uma queda no mercado para chips flash NAND e cujas negociações de fusão foram paralisadas no fim do ano passado após oposição da investidora da Kioxia, a SK Hynix.
O poderoso Ministério da Indústria do Japão visa recuperar a posição perdida do país como grande centro de chips ao estender subsídios a fabricantes de semicondutores domésticas e estrangeiras e garantir fornecimento em meio a tensões comerciais entre a China e o EUA.
“O mercado de memória deve crescer de forma significativa no futuro, incluindo para inteligência artificial generativa”, disse o ministro da Indústria do Japão, Ken Saito, aos repórteres.
“O investimento conjunto pela Kioxia e Western Digital une o Japão e os EUA para cumprir nossa responsabilidade em oferecer a memória que o mundo precisa”, disse ele.
Fonte: Channel News Asia