Japão: instituições médicas querem aumentar o valor das consultas

Médicos compilam relatório para aumento das taxas médicas em 0,88%, e medida poderá entrar em vigor em junho deste ano

Imagem Ilutrastiva

O Conselho Médico do Seguro Social Central (Chuikyo) apresentou um relatório ao Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar sobre as revisões propostas para os honorários médicos pagos às instituições a partir de junho de 2024, incluindo aumentos nas “taxas de consulta inicial” e nas “taxas de retorno de consulta” para aumentar os salários da equipe médica.

Publicidade

O ministério está planejando aumentar os honorários médicos pagos às instituições, que é usada para cobrir os custos salariais, em 0,88% a partir de junho de 2024.

Com base nessa política, o Conselho Médico do Seguro Social Central (Chuikyo), um órgão consultivo do ministério, compilou um relatório sobre revisão de preços para cada procedimento médico em uma reunião geral realizada nesta quarta (14).

As revisões propostas incluem: aumentos nas taxas para consulta inicial e retorno, que são cobradas quando um paciente recebe um exame médico; e aumentos na taxa básica de hospitalização, que é cobrada todos diariamente quando um paciente é hospitalizado.

O sistema revisado resultará em um aumento de 27 ienes para consultas iniciais e 12 ienes para retornos na maioria das instituições médicas para aqueles com uma taxa de pagamento de 30%.

As taxas básicas de hospitalização aumentarão em até 312 ienes por dia para aqueles cujo seguro de saúde (hoken) cobre 70%.

Essa é a primeira vez desde 2004 que a taxa para um primeiro exame médico é aumentada, exceto pelas medidas tomadas em conjunto com o aumento do imposto sobre o consumo.

O governo também aumentará os salários dos médicos com menos de 40 anos e da equipe administrativa.

Enquanto isso, a fim de reduzir os custos médicos, as seguintes medidas foram incluídas: reorganização do tratamento para doenças relacionadas ao estilo de vida, de modo que os pacientes só possam ser cobrados uma vez por mês; redução das taxas de prescrição; e expansão de uma taxa adicional para incentivar a emissão de “prescrições de refil”, que podem ser usadas repetidamente sem uma visita por um determinado período, se os sintomas do paciente estiverem estáveis.

Taxa para o primeiro exame médico

A taxa para o primeiro exame médico em uma instituição será aumentada em 30 ienes para 2.910 ienes, com um adicional de 60 ienes até um máximo de 700 ienes, dependendo do número de funcionários da instituição médica.

Se uma pessoa cujo seguro cobre 70% visitar uma instituição médica que cobra uma taxa adicional para o primeiro exame médico, o pagamento no balcão será de 27 ienes a 219 ienes mais caro.

Taxa de retorno

A taxa de retorno será aumentada em 20 ienes para 750 ienes, com mais 20 a 100 ienes adicionados à taxa a ser paga à instituição médica. Para aqueles com seguro de saúde, o pagamento no balcão será de 12 a 36 ienes mais caro.

Taxas básicas de hospitalização

As taxas básicas de hospitalização aumentarão entre ¥50 e ¥1.040, dependendo de vários fatores. Para aqueles com seguro, o pagamento no balcão aumentará em até 312 ienes por dia.

Custos de alimentação durante a hospitalização

Como resposta ao aumento dos preços, o custo da alimentação para pacientes internados, que permaneceu em 640 ienes por refeição por mais de 20 anos, também será aumentado. Para um paciente com renda média, o pagamento será aumentado em 30 ienes para 490 ienes por refeição, o que, juntamente com a parte coberta pelo seguro, totalizará 670 ienes a serem pagos à instituição médica.

Novas medidas adicionais contra doenças infecciosas

Como a verba extraordinária do governo para combate ao coronavírus acabará, uma nova verba para medidas de controle de infecção foi estabelecida.

Uma vez por mês, 200 ienes serão pagos a uma instituição médica se ela aceitar um paciente com febre como paciente ambulatorial após tomar medidas de controle de infecção, e 2.000 ienes por dia por até sete dias se hospitalizar um paciente com uma doença infecciosa que precise ser tratada em um quarto privativo.

Cooperação com instalações de cuidados de longo prazo

Também foram incluídas medidas para promover a cooperação entre instituições médicas e de cuidados de longo prazo para que os idosos possam viver na comunidade. Uma taxa adicional será paga às instituições médicas que cooperarem com asilos e outras organizações e fizerem visitas domiciliares ou aceitarem hospitalização quando a condição do residente piorar.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 30 bombeiros advertidos por abuso sexual e de poder

Publicado em 14 de fevereiro de 2024, em Comportamento

Corpo de bombeiros de Matsusaka teve uma série de problemas entre roubo, abuso sexual e de poder, e 33 funcionários foram advertidos.

Prefeito Takegami à esquerda, e chefe do corpo de bombeiros Matsumoto à direita pedindo desculpas em coletiva (Imagem: Yomiuri)

Os resultados de uma investigação externa realizada em todos os funcionários do Corpo de Bombeiros de Matsusaka, na província de Mie, onde ocorreram uma série de escândalos, foram anunciados nesta terça-feira (13).

Publicidade

Um total de quatro casos de assédio moral e sexual foram confirmados recentemente, e o sindicato tomou medidas disciplinares, incluindo redução de salário, contra os seis funcionários envolvidos. Levando a sério a responsabilidade pela administração e supervisão de uma série de escândalos, o sindicato também tomou medidas disciplinares contra o chefe dos bombeiros e sete outros, elevando o número total de funcionários advertidos para 33.

O prefeito da cidade de Matsusaka, Masato Takegami, pediu desculpas, dizendo: “Consideramos isso como o primeiro passo para restaurar a confiança em nossa organização”.

Em 2022, houve uma série de furtos, invasões de domicílio e roubos por parte dos bombeiros, atos sexuais entre funcionários na instituição e fraudes contra colegas.

Em resposta, o sindicato formou uma equipe de investigação composta por advogados externos e outros especialistas, e realizou uma pesquisa com todos os 292 bombeiros, excluindo os novos funcionários, de maio a novembro de 2023. A equipe perguntou se houve algum comportamento inadequado ou assédio no local de trabalho, se houve empréstimo de dinheiro entre os membros da equipe, bem como qualquer insatisfação com a organização e áreas para melhoria.

Como resultado, foram descobertos novos atos problemáticos de funcionários do sexo masculino em todos os casos, inclusive atos violentos, como um supervisor que bateu na cabeça de um subordinado, vários supervisores obrigaram jovens funcionários a ficarem sem roupas.

As constatações também revelaram quatro casos menores de assédio de poder que não estavam sujeitos a ação disciplinar, e os três funcionários envolvidos receberam advertências por escrito.

Yoshiaki Matsumoto, 59, supervisor de segurança contra incêndios, recebeu um corte salarial de 10% por três meses, o vice-diretor do corpo de bombeiros e quatro outros receberam cortes salariais por 2 meses, enquanto o chefe do corpo de bombeiros e dois outros receberam uma ação disciplinar de advertência. Também foi anunciado que o prefeito Takegami, que é presidente do sindicato, e o vice-prefeito de Matsusaka, e os prefeitos das cidades de Taki e Meiwa se recusarão a receber remuneração do sindicato para o ano fiscal atual.

Para evitar que isso ocorra novamente, o sindicato estabeleceu um esquema para lidar com denúncias feitas por funcionários, e fará uma reforma trabalhista para estabelecer novos pontos de contato para denúncias em órgãos administrativos durante o ano fiscal atual.

Em uma coletiva de imprensa no mesmo dia, o prefeito Takegami disse: “Há um problema com a organização e a atmosfera do local de trabalho, e não com as qualidades de cada funcionário. Quero fazer mudanças adequadas e recuperar a confiança”.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão