O PIB (produto interno bruto) do Japão no último ano foi ultrapassado pela Alemanha, colocando o país do sol nascente em quarto lugar no mundo.
Além dos anos de baixo crescimento e deflação, isso também foi afetado pelo enfraquecimento do iene nos mercados de câmbio, o que reduziu o tamanho do PIB quando convertido em dólares.
De acordo com o Gabinete do Governo, o PIB do Japão no último ano foi de US$ 4.210,6 bilhões. Em contrapartida, o PIB da Alemanha no ano passado foi de US$ 4.456,1 bilhões, superior ao do Japão.
Em 1968, a economia do Japão foi classificada como a segunda do mundo, superando a da Alemanha Ocidental na época.
Entretanto, foi ultrapassado pela China em 2010 e permaneceu em terceiro lugar no mundo até o ano passado, mas foi ultrapassado pela Alemanha, que tem uma população um terço menor do que o Japão, e ficou em quarto lugar.
No Japão, o baixo crescimento e a deflação continuaram por muitos anos desde o estouro da bolha econômica na década de 1990, suprimindo os gastos dos consumidores e os investimentos das empresas.
O iene fraco e o dólar forte também tiveram um impacto negativo sobre o PIB do Japão quando convertido em dólares, e a Alemanha, que tem uma taxa de inflação de preços mais alta do que o Japão, teve um crescimento do PIB mais alto.
O PIB para o período de outubro a dezembro do ano passado, anunciado pelo Gabinete do Governo em 15 de fevereiro, mostrou uma taxa de crescimento real anualizada de menos 0,4% em comparação com os três meses anteriores.
Fonte: NHK