A Agência de Serviços Financeiros (Kinyucho) designou o dia 13 de fevereiro como o Dia da NISA. O Nikko Research Center estima que o fluxo de entrada e saída de fundos mútuos, excluindo os fundos negociados em bolsa (ETFs), aumentou em quase 1,3 trilhão de ienes no mês passado, o nível mais alto em 16 anos, após a expansão do NISA, um sistema de impostos preferenciais para investidores individuais.
De acordo com estimativas do Nikko Research Center, a entrada líquida de fundos em fundos mútuos, excluindo ETFs, no mês passado foi de 1,295 trilhão de ienes, que é o montante de entradas por meio de novas compras, excluindo as saídas devido a cancelamentos e vendas.
Esse é o nível mais alto em 16 anos, desde agosto de 2007.
Desse montante, 99% foram entradas líquidas em fundos de investimento suportados pela NISA, o sistema fiscal preferencial para investidores individuais que foi ampliado no mês passado para aumentar o valor total de investimentos isentos de impostos.
Os primeiros cinco maiores fluxos líquidos de entrada foram relacionados a fundos no exterior, incluindo produtos que consistem principalmente em ações no exterior e produtos vinculados ao índice S&P 500 dos EUA.
Resta saber se a expansão do NISA levará a entradas contínuas em fundos de investimento e a um maior investimento em produtos relacionados a ações japonesas.
Fonte: NHK