O número de alunos do primário, ginásio e colegial que cometem suicídio em 2023 deverá fica na casa dos 507, o segundo maior já registrado.
O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) utilizará os tablets entregues a cada aluno do primário e ginásio para oferecer aconselhamento e monitorar a saúde mental. Foi feita uma notificação em todo o país para que sejam feitos esforços para identificar as crianças e adolescentes com problemas o mais cedo possível.
De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), o número de estudantes que cometeram suicídio em 2023 é provisoriamente de 507. Por idade escolar são:
- 342 colegiais, 12 a menos que no ano anterior
- 152 do ginásio, aumento de 9 pessoas
- 13 do primário, 4 a menos
O MEXT solicitou aos conselhos de educação de todo o país para tomarem as medidas preventivas, já que o número de suicídios entre os estudantes deverá ser o maior depois de 2022, durante a pandemia do coronavírus, quando foi histórico.
Segundo o MEXT, muitos dos casos parecem estar relacionados com o mau desempenho na escola ou com as preocupações se vai ser aprovado no exame de admissão.
Além disso, há uma tendência de aumento após o período de férias prolongadas, inseguros sobre a carreira profissional no futuro.
Fonte: NHK