O Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca do Reino Unido, informou que o rei Charles III, 75 anos, está com câncer e iniciou o tratamento.
O pronunciamento relata que o rei passou recentemente por um procedimento médico em razão de um aumento benigno da próstata, quando esteve internado em um hospital em Londres, em 26 de janeiro, tendo alta em 29. Nesse momento, os médicos perceberam um possível problema não relacionado com o procedimento original.
“Testes diagnósticos subsequentes identificaram uma forma de câncer”, afirmou o Palácio de Buckingham, em nota.
Não houve especificação do tipo de câncer que foi encontrado. A nota afirma também que Charles III está otimista com o tratamento e ansioso para retornar aos compromissos públicos assim que possível. Ele, no entanto, não ficará afastado totalmente dos seus deveres como rei, e deverá despachar em seu gabinete, no próprio palácio.
“Sua Majestade escolheu compartilhar seu diagnóstico para prevenir especulações e acredita que isso ajudará na compreensão pública por todos ao redor do mundo que são afetados pelo câncer”, finaliza a nota.
O rei Charles III ascendeu ao trono em setembro do ano passado, aos 73 anos, tornando-se o monarca britânico mais velho a ser coroado após a morte da sua mãe, a rainha Elizabeth.
A mídia britânica tem divulgado amplamente sobre o câncer do rei, e alguns meios de comunicação relataram que seu segundo filho, o príncipe Harry, que continua a criticar a família real desde que se aposentou das funções reais em 2020, residindo nos Estados Unidos, está planejando visitá-lo nos próximos dias.
Fontes: Agência Brasil e NHK