Em pleno Carnaval a Toyota Motor realizou mudanças no seu alto escalão por causa do escândalo da Daihatsu, nomeando Masahiro Inoue, então CEO da América Latina e Caribe (TLAC) para a presidência dessa subsidiária, a fim de recuperar a credibilidade.
Para ocupar essa cadeira de CEO da TLAC, o peruano Rafael Chang Miyasaki, então presidente da Toyota do Brasil, foi promovido para substituir Inoue.
Assim, para a vaga de presidente da Toyota do Brasil o eleito foi Evandro Maggio. Esta é a primeira vez que um brasileiro ocupa esse cargo mais elevado da montadora japonesa no Brasil.
Todos assumem seus respectivos postos em 1.º de março.
Quem são os dois latinos da Toyota
Rafael Chang ingressou na Toyota há mais de 30 anos, passando pelo Peru, Venezuela, Japão e chegou ao topo da montadora no Brasil em 2017.
“Recebo humildemente este novo desafio, com o compromisso de continuar avançando em prol do melhor das pessoas da América Latina, sempre guiados pelos valores Toyota”, expressou Chang.
Evandro Maggio também tem uma extensa carreira na Toyota, tendo passado pelo RH, comercial, P&D e compras, além da Lexus International no Japão.
“Estou profundamente honrado em aceitar este novo desafio. A responsabilidade é enorme, mas estou confiante no potencial da nossa equipe e na força da nossa empresa”, declarou.
Segundo a Toyota do Brasil, “Rafael Chang e Evandro Maggio, juntamente com Gustavo Salinas, Presidente da Toyota Argentina, e Hiroshi Yonenaga, Diretor Regional da TLAC, terão a responsabilidade como Board Regional de Diretores TLAC de continuar liderando a região sob o conceito TLAC One Team em um período de transformação acelerada”.
Fonte: divulgação