
Inicialmente, Kishida planejava visitar a América do Sul em janeiro, mas cancelou a jornada (banco de imagens)
O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida está considerando visitar o Brasil no início de maio, disseram fontes do governo na sexta-feira (23), após desistir de um tour pela América do Sul antes no ano em meio a um escândalo de fundos políticos envolvendo seu partido dominante.
Kishida também poderá viajar para o Paraguai, enquanto planeja participar de uma reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que será realizada a partir de 2 de maio na França, disse a fonte.
Com o Brasil mantendo a presidência deste ano do do G20, Kishida busca fortalecer relações com a maior economia da América Latina e outros países e regiões em desenvolvimento no “Sul Global”, no que será sua primeira viagem à América do Sul desde que assumiu o poder em 2021.
Artigos relacionados
Tóquio visa capitalizar no crescimento econômico desses países, enquanto tenta conter a influência crescente da China entre eles.
Inicialmente, Kishida planejava visitar a América do Sul em janeiro, mas cancelou a jornada em meio a preocupações de que viajar para o exterior poderia colocar negociações sobre regras de reformas de fundos políticos em espera e poderia atrair críticas do público.
O premier está agora buscando viajar durante o período de feriado da Golden Week, tipicamente do fim de abril ao início de maio, para se encontrar com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e discutir a melhoria do ambiente de negócios para promover comércio e expansão de investimento.
Espera-se que ambos também discutam cooperação em relação à mudança climática, medidas para combater a fome e pobreza e sobre a cúpula do G20 que será realizada em novembro.
Fonte: Nippon, News and Culture







