Alguns estados na Índia proibiram algodão-doce e outros estão preparando para isso por preocupações de que um corante artificial usado no doce popular contém uma substância que pode causar câncer.
O estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, proibiu a venda do doce na semana passada após testes de laboratório terem revelado que ele contém rodamina-B, uma substância que pode causar câncer.
Puducherry, um território de união, também proibiu o famoso doce enquanto outros estado estão se preparando para conduzir seus testes.
O ministro da Saúde de Tamil Nadu, Ma Subramanian, disse em uma declaração na semana passada que testes de laboratório revelaram a presença da rodamina-B, presente em um corante artificial adicionado ao doce.
Ele disse que, segundo as cláusulas da Lei de Padrões de Segurança Alimentar de 2006, isso foi confirmado ser um alimento “de qualidade inferior” e inseguro”.
A rodamina-B está ligada a um risco aumentado de câncer e é proibida em produtos alimentícios na Europa e Califórnia, nos EUA.
Os estados de Andhra Pradesh e Déli também estão considerando proibir as vendas de algodão-doce para proteger a saúde pública.
Fonte: The Independent