Após o rebaixamento da covid-19 para a mesma categoria da influenza sazonal, o governo parou de divulgar o total diário de novos casos (banco de imagens)
O número médio de pacientes da covid-19 entre hospitais designados em todo o Japão vem aumentando por 11 semanas consecutivas, mostraram dados do ministério na sexta-feira (9), com especialistas alertando que o país entrou em sua 10ª onda de coronavírus.
Publicidade
Os dados mostraram que a média entre as cerca de 5 mil instituições médicas situou-se a 16.15 na semana até domingo passado, com o número total de pacientes que elas reportaram aumentando em 8% comparados à semana anterior, totalizando 79.605.
A província de Ishikawa registrou o maior número entre todas as províncias no Japão com uma média de 24.52 por instituição, apesar de alguns relatos não terem sido incluídos devido ao impacto desastroso do terremoto do dia de Ano Novo.
Ishikawa e outras 40 províncias registraram aumentos na semana mais recente, e as médias também ficaram altas em Fukushima, a 24.49 pacientes por instituição e Aichi com 22.55.
A província de Okinawa teve o menor número, a 8.94, seguida por Osaka a 9.36 e Aomori a 10.75.
O número de novas hospitalizações reportadas de aproximadamente 500 instituições médicas a nível nacional aumentou 4% ante à semana anterior, totalizando 3.459.
“Casos de covid-19 estão claramente aumentando, visto que estamos na 10ª onda”, disse Hiroshi Mukae, diretor da Sociedade Respiratória Japonesa e professor da Universidade de Nagasaki. Ele alertou que a influenza também está se espalhando neste inverno.
Após o rebaixamento da covid-19 para a mesma categoria da influenza sazonal em maio do ano passado, o governo parou de divulgar o total diário de novos casos.
Ele agora divulga apenas o número semanal de pacientes reportados das instituições designadas, assim como o número médio de casos entre as instalações.
Fonte: Mainichi