A Toyota Motor informou que apresentou informou sobre o recall ao Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) de aproximadamente 790 mil unidades de veículos de três modelos – Yaris, Aqua e Sienta – por causa de um defeito no dispositivo que amortece o impacto da superfície da rodovia, o que poderia, em na pior das hipóteses, tornar o veículo impossível de dirigir.
Os veículos alvo de recall foram fabricados entre dezembro de 2019 e 19 deste mês.
Segundo a Toyota Motor, a durabilidade da peça de montagem da junta esférica do braço inferior da roda dianteira em relação ao ambiente de uso não foi suficientemente estudada, portanto, se for frequentemente pulverizada com agentes de derretimento de neve em regiões com neve, ela poderá corroer e rachar. Portanto, se continuar a usar o carro como está, surgirão rachaduras e, na pior das hipóteses, o antebraço poderá quebrar e a junta esférica poderá cair, impossibilitando a condução.
A Toyota informa que essas peças a serem substituídas foram encomendadas e levará algum tempo até que cheguem. A substituição será gratuita nas concessionárias de todo o país, assim que chegarem.
Até o momento, a montadora tomou conhecimento de 20 casos de defeito.
Para conferir o número do chassi de cada um desses 3 modelos alvo de recall, toque aqui para abrir a página da Toyota.
Fontes: divulgação e NHK