Pouco depois das 12h30 de segunda-feira (11), um estrangeiro ligou para o 119 dizendo que foram pegos por uma avalanche enquanto esquiavam em Iwaonupuri, na cidade de Kutchan (Hokkaido).
De acordo com a polícia e os bombeiros, um grupo de quatro pessoas estava esquiando no estilo freeride e um francês na faixa dos 30 anos sofreu uma lesão na perna esquerda.
A lesão não representava risco de vida e ele foi resgatado de helicóptero para ser levado ao hospital.
O local é uma encosta, a cerca de 900 metros de altitude. A polícia ouviu os demais que estavam com ele para averiguar as circunstâncias.
Outra avalanche causa morte de 2 estrangeiros
Mais cedo, por volta das 10h do mesmo dia, um estrangeiro ligou para o 119 informando que foram atingidos por uma avalanche no Monte Yotei, também em Kutchan. O grupo era de 6 pessoas fazendo esqui freeride a uma altura de aproximadamente 750 metros, quando 3 foram envolvidos pela avalanche.
Um deles teve lesão no ombro e outros dois, um homem na faixa dos 30 e uma mulher na casa dos 20 anos, ambos da Nova Zelândia, foram retirados com parada cardiorrespiratória e levados ao hospital, mas mais tarde foram a óbito.
De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Sapporo, embora nenhum alerta de avalanche tenha sido emitido, a temperatura na cidade de Kutchan, perto do local, às 10h, era de 3,7 graus Celsius, 4 graus mais elevada do que no mesmo horário em anos normais.
Fonte: NTV, STV, HTB e NHK