Em uma praia, o mau odor é causado por milhões de sardinhas encalhadas. Em outro local, os pescadores amadores dizem que nunca viram um cardume dessa grandeza.
Extensa praia com toneladas de sardinhas encalhadas (STV/NTV)
Desde 20 deste mês, a costa de Harisu-cho da cidade de Otaru (Hokkaido) recebe toneladas de sardinhas encalhadas nas praias.
Publicidade
“Sou pescador há mais de 40 anos e é a primeira vez que vejo isso. Não é um fenômeno bom, pois causa mau cheiro e é difícil fazer a limpeza”, disse um morador, preocupado com a situação.
Desde 20 deste mês as sardinhas forram as praias (STV/NTV)
De acordo com a Organização de Pesquisa de Hokkaido, a razão pela qual as sardinhas foram levadas para a costa é que a temperatura da água em que esses peixes normalmente vivem é de 5 graus Celsius ou mais. No entanto, a temperatura da água ao redor de Otaru caiu desde a semana passada. Acredita-se que elas devem ter chegado à costa já em estado de morte aparente.
Cardumes de sardinhas no porto
Alegria para os pescadores por hobby, pois a pesca é farta (STV/NTV)
Por outro lado, um grande número de sardinhas chegaram até o porto de pesca de Yokoman, na cidade de Suttsu (Hokkaido), não muito distante da cidade onde as praias estão forradas delas.
Os pescadores por hobby levantavam suas varas seguidamente, pois com a fartura, fica fácil pescar.
Segundo a informação da prefeitura de Suttsu, é a primeira vez que surgem cardumes de sardinha no porto de pesca.
Ainda não se sabe a razão pela qual surgiram grandes cardumes de sardinha naquele local, mas esse fenômeno está sendo acompanhado pela prefeitura.
Um dos cardumes no porto (STV/NTV)
Fontes: HBC e STV/NTV