A fabricante japonesa de substâncias químicas e fibra Toray Industries está desenvolvendo uma nova tecnologia de nanofiltração (NF) que pode recuperar mais de 80% do lítio de baterias íon-lítio com a meta de comercialização até março de 2028, soube o site Asia Nikkei.
Com a competição global por recursos minerais para veículos elétricos e outras aplicações se intensifica, tecnologia de reciclagem está se tornando cada vez mais importante para a segurança econômica dos países.
Para extrair lítio de baterias usadas, os materiais são tratados com calor para remover plásticos e outras impurezas, então dissolvidos em ácido.
Quando o líquido passa pela membrana NF da Toray, níquel, cobalto e outros materiais ficam presos na membrana, enquanto lítio e ácido passam pelos orifícios.
Membranas NF vêm sendo usadas há muito tempo para remover pesticidas e outras substâncias químicas de rios e água subterrânea. Essa é a primeira vez que membranas do tipo foram aplicadas na recuperação de lítio.
A companhia já confirmou uma taxa de recuperação de lítio de mais de 90% no estágio de desenvolvimento e espera conseguir recuperar mais de 80% no estágio comercial.
A Toray vai estabelecer uma instalação de teste em uma planta na província de Shiga para avaliar a segurança e trabalhar nos custos.
Fonte: Asia Nikkei