Sistema de banco sofre falha e clientes sacam milhões

O maior banco comercial da Etiópia está correndo contra o tempo para recuperar grandes quantidades de dinheiro sacadas por clientes após uma ‘falha no sistema’.

O banco levou várias horas para suspender as transações e endereçar o problema (ilustrativa/banco de imagens)

Clientes perceberam na manhã de sábado (16) que podiam sacar mais dinheiro do que tinham em suas contas no Banco Comercial da Etiópia (CBE), divulgou a rede BBC.

Publicidade

Reportagens de mídias locais sugerem que mais de US$40 milhões foram sacados ou transferidos para outros bancos.

O banco levou várias horas para suspender as transações e endereçar o problema.

O presidente do banco, Abe Sano, revelou a jornalistas na segunda-feira (18) que uma grande parte dos fundos sacados veio de contas do CBE, a maioria por estudantes.

As notícias sobre a falha técnica se espalharam rapidamente pelas universidades através de apps de mensagens e ligações por telefone.

Em caixas eletrônicos de campus, longas filas se formavam enquanto estudantes corriam para sacar dinheiro. Um estudante informou à BBC Amharic que pessoas estavam sacando fundos até a polícia chegar no campus para intervir.

O CBE, estabilizado há 82 anos, atende mais de 38 milhões de titulares de contas.

O banco central da Etiópia, responsável por supervisionar o setor financeiro, emitiu uma declaração atribuindo o incidente a uma “falha” durante “atividades de manutenção e inspeção” durante rotina.

Embora Sano não tenha especificado a quantia exata sacada durante o incidente de sábado, ele garantiu que os prejuízos eram mínimos comparados aos ativos gerais do banco.

Sano esclareceu que os indivíduos que devolvessem o dinheiro não estariam sujeitos a acusações criminais. Entretanto, a extensão do sucesso do banco em recuperar os fundos continua incerta.

Fonte: Business Insider Africa

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa no Japão desenvolve membrana para reciclar baterias de lítio

Publicado em 19 de março de 2024, em Sociedade

Filtro recupera mais de 80% do metal usando tecnologia de purificação de água.

Tecnologia de reciclagem de baterias de íon-lítio está se tornando cada vez mais importante para a segurança econômica dos países com a competição global por recursos minerais (ilustrativa/banco de imagens)

A fabricante japonesa de substâncias químicas e fibra Toray Industries está desenvolvendo uma nova tecnologia de nanofiltração (NF) que pode recuperar mais de 80% do lítio de baterias íon-lítio com a meta de comercialização até março de 2028, soube o site Asia Nikkei.

Publicidade

Com a competição global por recursos minerais para veículos elétricos e outras aplicações se intensifica, tecnologia de reciclagem está se tornando cada vez mais importante para a segurança econômica dos países.

Para extrair lítio de baterias usadas, os materiais são tratados com calor para remover plásticos e outras impurezas, então dissolvidos em ácido.

Quando o líquido passa pela membrana NF da Toray, níquel, cobalto e outros materiais ficam presos na membrana, enquanto lítio e ácido passam pelos orifícios.

Membranas NF vêm sendo usadas há muito tempo para remover pesticidas e outras substâncias químicas de rios e água subterrânea. Essa é a primeira vez que membranas do tipo foram aplicadas na recuperação de lítio.

A companhia já confirmou uma taxa de recuperação de lítio de mais de 90% no estágio de desenvolvimento e espera conseguir recuperar mais de 80% no estágio comercial.

A Toray vai estabelecer uma instalação de teste em uma planta na província de Shiga para avaliar a segurança e trabalhar nos custos.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!