BC do Japão aumenta taxas de juros pela 1ª vez em 17 anos

O BOJ abriu as cortinas sobre o programa de facilitação monetária mais agressivo na história moderna ao encerrar a última taxa de juros negativa do mundo.

O BOJ abriu as cortinas sobre o programa de facilitação monetária mais agressivo na história moderna ao encerrar a última taxa de juros negativa do mundo (banco de imagens)

O Banco Central do Japão (BOJ – Bank of Japan) elevou suas taxas de juros nesta terça-feira (19) pela primeira vez desde 2007.

Publicidade

As taxas de juros a curto prazo aumentaram de -0,1% para 0% a 0,1%, de acordo com uma declaração no fim da reunião de políticas.

O BOJ abriu as cortinas sobre o programa de facilitação monetária mais agressivo na história moderna ao encerrar a última taxa de juros negativa do mundo junto com seu mecanismo de controle da curva de rendimento, uma ação amplamente aguardada que enfraqueceu o iene.

A instituição disse que condições financeiras continuarão acomodatícias, indicando que esse não é o início de um ciclo apertado agressivo do tipo visto nos EUA e Europa nos anos recentes, um fator que pode explicar o deslize do iene após o anúncio. O voto pelo aumento de juros foi de 7 contra 2.

O BOJ também eliminou seu programa de controle da curva de rendimento enquanto promete continuar obtendo títulos públicos quando necessário. Ele também deu fim ao fundo de índice (exchange-traded funds).

Ao encerrar a taxa negativa, o governador Kazuo Ueda faz história ao virar a página no programa de facilitação monetária experimental do BOJ após anos em que o banco central do Japão era um estranho global.

O BOJ disse que sua inflação estável de 2% virou foco, visto que um ciclo virtuoso de salários alimentando inflação liderada por demanda está emergindo.

O Rengo, o maior grupo coordenador de uniões trabalhistas do Japão, reportou na sexta-feira (15) que negociações salariais resultaram em um acordo inicial para aumento de 5,28%, o melhor resultado desde 1991.

Isso alimentou especulação de mercado de que as condições estavam finalmente em curso para um movimento de taxas após Ueda ter enfatizado repetidamente a importância de tendências salariais.

Fonte: CNBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sistema de banco sofre falha e clientes sacam milhões

Publicado em 19 de março de 2024, em Notícias do Mundo

O maior banco comercial da Etiópia está correndo contra o tempo para recuperar grandes quantidades de dinheiro sacadas por clientes após uma ‘falha no sistema’.

O banco levou várias horas para suspender as transações e endereçar o problema (ilustrativa/banco de imagens)

Clientes perceberam na manhã de sábado (16) que podiam sacar mais dinheiro do que tinham em suas contas no Banco Comercial da Etiópia (CBE), divulgou a rede BBC.

Publicidade

Reportagens de mídias locais sugerem que mais de US$40 milhões foram sacados ou transferidos para outros bancos.

O banco levou várias horas para suspender as transações e endereçar o problema.

O presidente do banco, Abe Sano, revelou a jornalistas na segunda-feira (18) que uma grande parte dos fundos sacados veio de contas do CBE, a maioria por estudantes.

As notícias sobre a falha técnica se espalharam rapidamente pelas universidades através de apps de mensagens e ligações por telefone.

Em caixas eletrônicos de campus, longas filas se formavam enquanto estudantes corriam para sacar dinheiro. Um estudante informou à BBC Amharic que pessoas estavam sacando fundos até a polícia chegar no campus para intervir.

O CBE, estabilizado há 82 anos, atende mais de 38 milhões de titulares de contas.

O banco central da Etiópia, responsável por supervisionar o setor financeiro, emitiu uma declaração atribuindo o incidente a uma “falha” durante “atividades de manutenção e inspeção” durante rotina.

Embora Sano não tenha especificado a quantia exata sacada durante o incidente de sábado, ele garantiu que os prejuízos eram mínimos comparados aos ativos gerais do banco.

Sano esclareceu que os indivíduos que devolvessem o dinheiro não estariam sujeitos a acusações criminais. Entretanto, a extensão do sucesso do banco em recuperar os fundos continua incerta.

Fonte: Business Insider Africa

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!