O Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento divulgou o mais recente relatório de índice de desenvolvimento humano o qual calcula a riqueza de um país com base no salário per capita, educação e expectativa de vida.
Pessoas em Shibuya, Tóquio (ilustrativa/banco de imagens)
Um relatório das Nações Unidas diz que o Japão foi classificado em 24º lugar no mundo em termos de desenvolvimento humano, duas posições abaixo da pesquisa anterior.
Publicidade
O Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (UNDP) divulgou o mais recente relatório de índice de desenvolvimento humano. Ele calcula a riqueza de um país com base no salário per capita, educação e expectativa de vida.
A Suíça ficou no topo da lista, seguida pela Noruega e Islândia. A Coreia do Sul ficou em 19º, os EUA em 20º, a Rússia em 56º e a China em 75º.
Segundo o relatório, o índice de desenvolvimento humano global alcançou altas recordes, mas ele citou que disparidades entre países desenvolvidos e em desenvolvimento se ampliaram desde a época da pandemia de coronavírus.
O UNDP disse que 38 membros da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) excederam os níveis de 2019, enquanto 18 países em desenvolvimento continuaram abaixo dos níveis pré-pandemia.
Ele também apontou que o Afeganistão mergulhou no nível de 10 anos atrás, e a Ucrânia caiu para o nível de 20 anos atrás em meio à invasão russa.
O administrador do UNDP, Achim Steiner, pediu que a comunidade internacional enderece a desigualdade crescente.
Fonte: NHK