Flores das cerejeiras: previsão do desabrochar em todo país

Com a previsão fica mais fácil se programar para fazer os passeios, seja perto de casa ou até para viajar, a fim de apreciar a típica e efêmera paisagem de primavera do Japão.

Sakura (Flickr)

Qual é a melhor época para ver as flores de cerejeira (hanami) este ano?

Publicidade

De acordo com a Associação de Meteorologia do Japão (Japan Weather Association), as primeiras cerejeiras da variedade Someiyoshino deverão começar a florir em 20 deste mês, no dia do Equinócio Vernal, também chamado de Shunbun no Hi, marcando o início da primavera.

E nada mais significativo do que apreciar as cerejeiras floridas, bem no início da primavera. Quando os botões começam a desabrochar em um local, ocorre o efeito dominó, pois essa variedade é resultado de enxerto.

Sabendo da previsão das primeiras flores de sakura, pode marcar seus passeios, sejam na sua cidade ou em locais com beleza cênica. Aqui no Portal Mie tem uma seção dedicada para apresentar os pontos icônicos. 

Lembrando uma vez mais que se trata de previsão, veja as datas abaixo:

  • 20: Kochi, Fukuoka, Gifu e Nagoia
  • 21: Hiroshima, Quioto, Yokohama e Tóquio
  • 22: Wakayama, Shizuoka, Hamamatsu e Kumagaya
  • 23: Osaka, Tsu, Kofu e Maebashi
  • 24: Matsue, Nara, Utsunomiya e Mito
  • 25: Okayama e Himeji
  • 27: Kobe e Choshi
  • 28: Kagoshima, Hikone e Fukui
  • 29: Toyama
  • 30: Kanazawa
  • 31: Sendai

As demais áreas como Nagano, parte da região de Hokuriku e toda a região de Tohoku, mais uma parte de Hokkaido deverão ter as primeiras flores de sakura em abril.

Dependendo das condições climáticas, a plena floração poderá ocorrer 3 dias mais cedo que o normal. Em geral, espera-se que as cerejeiras estejam em plena floração entre 28 e 31 na área central do país. Bem nessa época, a previsão é de céu claro, perfeito para um passeio.

Infográfico da previsão do início da florescência da sakura (Tenki)

Fonte: Tenki e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileira morre no avião com destino a Tóquio

Publicado em 14 de março de 2024, em Sociedade

Ela teve mal-estar dentro da aeronave e morreu, embora o piloto tenha feito pouso de emergência. Saiba como evitar isso.

Foto meramente ilustrativa da classe econômica (Wikimedia)

A imprensa brasileira noticiou a morte da fisioterapeuta brasileira Flavia Rezende, 44 anos, residente em Vitória-ES, que ocorreu na segunda-feira (11), horário local, durante um voo que saiu do Brasil com destino a Tóquio

Publicidade

Segundo as informações publicadas na Folha Vitória, “Ela passou mal e a principal suspeita é a de que foi vítima de embolia pulmonar”. Estava acompanhada de uma prima pois as duas fariam passeios no Japão.

“Durante o voo, já em território japonês, Flavia começou a passar mal e a tripulação acionou socorro médico para ajudar. Uma amiga contou que tentaram ressuscitar a fisioterapeuta, mas sem sucesso”, escreveu a Folha Vitória.

Segundo uma amiga, “Ela teria morrido dentro do avião mesmo. O piloto do avião fez até um pouso de emergência, já no Japão, mas não deu tempo. Chegaram a falar em infarto, mas a principal suspeita é embolia pulmonar”.

Essa mesma amiga relatou ao jornal que a fisioterapeuta brasileira tinha feito seguro de viagem internacional, o que está ajudando no traslado do corpo.

Fisioterapeuta brasileira que morreu dentro da aeronave (Instagram)

Nenhum dos veículos de imprensa do Brasil informou qual foi a companhia aérea.

O que é embolia e trombose 

Uma embolia é a obstrução súbita de um vaso, especialmente de uma artéria, por um corpo estranho transportado pela circulação sanguínea. 

“A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves”, explica a página do Ministério da Saúde do Brasil.

Como se prevenir

Foto meramente ilustrativa da classe econômica (Wikimedia)

A síndrome da classe econômica a síndrome do viajante pode causar embolia ou trombose. 

Para evitar que isso aconteça durante o voo, as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil são:

  • Use roupas confortáveis e um pouco mais largas, que não causem compressão
  • Use meias elásticas medicinais, prescritas por médico e adequadamente calçadas, que ajudam no retorno venoso
  • Tome bastante líquido, principalmente água. O líquido, além de hidratar, também motiva a pessoa a se levantar para ir ao banheiro
  • Evite ficar mais de duas horas parado na mesma posição

Há passageiros que costumam tomar um comprimido para dormir durante o voo. Isso não é recomendado pois não se movimentam e tampouco se hidratam, dois fatores de risco. Por isso, antes de viajar de avião, procure seguir essas recomendações preventivas. 

Na página web do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar do Japão (MHLW), além dessas, traz outras medidas preventivas:

  • Evite as bebidas alcoólicas
  • Faça alguma ginástica leve e exercícios de alongamento de vez em quando
  • Se estiver na classe econômica pode ser um pouco difícil, mas é importante levantar as pernas na hora de dormir

Lembre-se desses cuidados durante a viagem.

Fontes: Folha Vitória, Metrópoles, Ministério da Saúde e MHLW

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!