Brasileira morre no avião com destino a Tóquio

Ela teve mal-estar dentro da aeronave e morreu, embora o piloto tenha feito pouso de emergência. Saiba como evitar isso.

Foto meramente ilustrativa da classe econômica (Wikimedia)

A imprensa brasileira noticiou a morte da fisioterapeuta brasileira Flavia Rezende, 44 anos, residente em Vitória-ES, que ocorreu na segunda-feira (11), horário local, durante um voo que saiu do Brasil com destino a Tóquio

Publicidade

Segundo as informações publicadas na Folha Vitória, “Ela passou mal e a principal suspeita é a de que foi vítima de embolia pulmonar”. Estava acompanhada de uma prima pois as duas fariam passeios no Japão.

“Durante o voo, já em território japonês, Flavia começou a passar mal e a tripulação acionou socorro médico para ajudar. Uma amiga contou que tentaram ressuscitar a fisioterapeuta, mas sem sucesso”, escreveu a Folha Vitória.

Segundo uma amiga, “Ela teria morrido dentro do avião mesmo. O piloto do avião fez até um pouso de emergência, já no Japão, mas não deu tempo. Chegaram a falar em infarto, mas a principal suspeita é embolia pulmonar”.

Essa mesma amiga relatou ao jornal que a fisioterapeuta brasileira tinha feito seguro de viagem internacional, o que está ajudando no traslado do corpo.

Fisioterapeuta brasileira que morreu dentro da aeronave (Instagram)

Nenhum dos veículos de imprensa do Brasil informou qual foi a companhia aérea.

O que é embolia e trombose 

Uma embolia é a obstrução súbita de um vaso, especialmente de uma artéria, por um corpo estranho transportado pela circulação sanguínea. 

“A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves”, explica a página do Ministério da Saúde do Brasil.

Como se prevenir

Foto meramente ilustrativa da classe econômica (Wikimedia)

A síndrome da classe econômica a síndrome do viajante pode causar embolia ou trombose. 

Para evitar que isso aconteça durante o voo, as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil são:

  • Use roupas confortáveis e um pouco mais largas, que não causem compressão
  • Use meias elásticas medicinais, prescritas por médico e adequadamente calçadas, que ajudam no retorno venoso
  • Tome bastante líquido, principalmente água. O líquido, além de hidratar, também motiva a pessoa a se levantar para ir ao banheiro
  • Evite ficar mais de duas horas parado na mesma posição

Há passageiros que costumam tomar um comprimido para dormir durante o voo. Isso não é recomendado pois não se movimentam e tampouco se hidratam, dois fatores de risco. Por isso, antes de viajar de avião, procure seguir essas recomendações preventivas. 

Na página web do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar do Japão (MHLW), além dessas, traz outras medidas preventivas:

  • Evite as bebidas alcoólicas
  • Faça alguma ginástica leve e exercícios de alongamento de vez em quando
  • Se estiver na classe econômica pode ser um pouco difícil, mas é importante levantar as pernas na hora de dormir

Lembre-se desses cuidados durante a viagem.

Fontes: Folha Vitória, Metrópoles, Ministério da Saúde e MHLW

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidente fatal na obra da usina hidrelétrica em Gifu

Publicado em 14 de março de 2024, em Acidentes

Dois trabalhadores foram acidentados na obra, sendo que um está em estado grave e outro morreu.

Foto meramente ilustrativa de ambulância (Wikimedia)

Pouco antes das 16h de quarta-feira (13), os bombeiros foram chamados para socorrer os trabalhadores acidentados em uma obra de construção de uma usina hidrelétrica, na província de Gifu.

Publicidade

Segundo os bombeiros, um trabalhador ficou preso sob uma viga de aço laminada no formato H, próximo à barragem de Sakagami, cidade de Hida.

Foi identificado como 中塲彰, 56, funcionário de uma construtora da cidade de Hida. Foi levado ao hospital mas morreu por causa das graves lesões em todo o corpo. 

De acordo com a polícia, o trabalhador, vítima fatal desse acidente, estava a uma profundidade de cerca de 20 metros do solo, fazendo a escavação, quando caiu a viga de aço de uma altura de cerca de 3 metros dele.   

A viga de aço com formato H, tem 2m de altura, 9m de comprimento e pesa 1,8 tonelada, e tinha sido fixada com parafusos para reforçar as placas de aço circundantes para evitar o desabamento da parede do buraco que estava sendo cavado.

Além desse trabalhador, um outro, na faixa dos 50 anos, que trabalhava sobre essa viga de aço que caiu, ficou gravemente ferido, com fratura na perna.   

A polícia está investigando a causa do acidente entrevistando os demais trabalhadores sobre as circunstâncias do momento e considera a possibilidade de morte por negligência profissional.

Fontes: Tokai TV e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!