O principal porta-voz do governo japonês disse que o país está tomando medidas destinadas a se preparar para um possível lançamento de um satélite militar espião norte-coreano.
O secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, falou com repórteres nesta sexta-feira (29), após uma reportagem da mídia da Coreia do Sul de que Pyongyang está se preparando para lançar um satélite.
Uma reportagem da Agência de Notícias Yonhap na quinta-feira (28), citando fontes militares sul-coreanas, disse que uma cobertura foi instalada recentemente em uma estação de lançamento de satélite em uma região no noroeste da Coreia do Norte.
Pyongyang disse que lançou com sucesso seu primeiro satélite espião em novembro.
Hayashi disse que a Coreia do Norte anunciou que lançará três satélites espiões adicionais neste ano. Ele manifestou a opinião de que o Norte pode conduzir um lançamento para enviar um satélite ao espaço.
Ele disse que o governo japonês se manterá em alerta e fará o máximo para monitorar ações da Coreia do Norte, enquanto reúne e analisa informações em cooperação próxima com os EUA e a Coreia do Sul.
Hayashi também disse que destróieres Aegis das Forças de Autodefesa, assim como sistemas interceptores com base em solo PAC-3 na província de Okinawa, estão preparados para responder se um satélite espião for lançado pelo Norte e cair em território japonês.
Fonte: NHK