O governo promoverá cooperação entre os setores público e privado para estabilizar um negócio de fabricação de aeronaves com a meta de produzir em massa aviões desenvolvidos domesticamente até 2035 e desenvolver veículos aéreos de próxima geração usando tecnologia de descarbonização, de acordo com uma nova estratégia da indústria sendo preparada.
De acordo com reportagem do Yomuri, o governo fornecerá suporte para o desenvolvimento de infraestrutura de produção e outras medidas a fim de fortalecer a segurança nacional e expandir a indústria doméstica de aeronaves.
Um painel de especialistas do Ministério da Economia, Comércio e Indústria que está estudando uma nova estratégia de indústria de aeronaves, compilará em breve um esboço final. Essa será a primeira revisão da estratégia desde 2014.
Espera-se que a nova estratégia cite os fatores por trás da saída da Mitsubishi Heavy Industries Ltd., do desenvolvimento do Mitsubishi SpaceJet (MSJ), um avião de passageiros que era para ter sido produzido no Japão.
Também é esperado que a nova estratégia estabeleça uma meta de produção em massa de aeronave de corredor único, as quais estão em alta demanda no mundo, assim como o desenvolvimento de aeronave de próxima geração.
O governo tem a intenção de fornecer suporte para implementar a nova estratégia, visto que a indústria de aeronaves está se tornando cada vez mais importante a partir do ponto de vista de segurança econômica e defesa.
Fonte: Yomiuri