A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que prosseguiu com a investigação sobre a possibilidade de desencadear um tsunami após uma série de erupções do vulcão Ruang, província de Sulawesi do Norte, na Indonésia, e um dos piores, por volta das 21h, horário do Japão, de quinta-feira (17).
Quando acontece uma erupção em grande escala com a pluma chegando a 15 mil metros de altura, sendo que esse se calcula que chegou a 19 mil metros, existe o risco de ocorrer um tsunami, que é diferente daquele associado a um terremoto, e que, além de relatar mudanças nos níveis das marés, a AMJ e o governo emitirão alerta.
Durante a investigação, nenhuma mudança perceptível no nível da maré foi vista nos pontos de observação no Japão ou no exterior.
Por esta razão, a AMJ anunciou às 4h de quinta-feira (18) que não há risco de tsunami no Japão.
Segundo a matéria publicada por volta das 2h de quinta-feira, do jornal The Guardian, “As autoridades da Indonésia emitiram um alerta de tsunami depois do vulcão ter entrado em erupção várias vezes na região mais a sul do país, expelindo uma coluna de pluma gigantesca e forçando centenas de pessoas a serem evacuadas das suas casas”. Até a manhã de quinta-feira a informação é de que ninguém foi ferido.
Um post publicado no X pela Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia (BNPB), à 0h36 de quinta-feira (horário local) ou 2h36 no horário do Japão, informa que 272 chefes de família ou 828 pessoas foram evacuadas.
Dampak erupsi gunung Ruang sebanyak 272 Kepala Keluarga atau 828 jiwa mengungsi dengan rincian 45 jiwa berada di Gedung BPU Kecamatan Tagulandang dan sebanyak 783 jiwa berada di rumah kerabat dan saudara di daratan Pulau Tagulandang. pic.twitter.com/7rY7ZjEOrt
— BNPB Indonesia (@BNPB_Indonesia) April 17, 2024
Fontes: ANN, NHK e The Guardian