O Google investirá US$1 bilhão para melhorar a conectividade digital entre EUA e Japão através de 2 novos cabos submarinos, disse a empresa de propriedade da Alphabet na quarta-feira (10), em meio a uma visita do primeiro-ministro japonês para promover relações entre os países.
Os 2 cabos submarinos, o Proa e o Taihei, melhorarão a conectividade entre EUA, Japão e vários países e territórios nas ilhas do Pacífico, disse o Google em uma publicação de blog.
A região do Pacífico se tornou uma grande área de interesse para a China e EUA, os quais estão competindo por influência na zona com ofertas alternativas por infraestrutura e parcerias militares.
O Google disse que o cabo submarino Proa conectaria os EUA, Japão, as Marianas Setentrionais e Guam, enquanto o Taihei ligaria os EUA, Japão e Havaí.
A gigante da tecnologia também disse que trabalharia em colaboração com empresas sediadas no Japão – incluindo a KDDI, Ateria Netrworks, Citadel Pacific das Filipinas e a CNMI – para melhorar a conectividade digital na região.
Cabos submarinos são a espinha dorsal da internet, assumindo 99% do trafego de dados do mundo.
Fonte: Yomiuri