Iene poderá despencar para 160 por dólar se redução das taxas de juros dos EUA for adiada

Os analistas não são nada otimistas em relação ao rumo que está tomando o mercado. A médio e longo prazo, prevê-se que o dólar continue forte.

Foto ilustrativa de dólar americano (PxHere)

A taxa de câmbio tem flutuado entre 151 a 152 ienes por dólar americano. Na terça-feira (2) foi fechada a 151,35 ienes. Se a Reserva Federal dos Estados Unidos não reduzir as taxas de juro este ano, o Bank of America (BofA) previu que o iene poderá cair para 160 por dólar.

Publicidade

Até que os Estados Unidos iniciem a flexibilização monetária, a intervenção das autoridades japonesas para comprar o iene terá pouco efeito, disse o chefe global de estratégia cambial do G10 no BofA.

A moeda japonesa já chegou ao seu valor mais baixo em 30 anos, perto de 152 ienes por dólar. Muitos, incluindo ele, vêem isto como um nível que desencadearia uma intervenção.

Segundo o chefe, se a Reserva Federal dos Estados Unidos reduzir as taxas de juro como esperado pelo mercado, a moeda japonesa subirá para 142 ienes.

Outros estrategistas também acreditam que a intervenção proporcionará apenas suporte temporário ao iene. Ele já enfraqueceu para além dos níveis que motivaram a intervenção em 2022, e as autoridades alertam cada vez mais contra movimentos especulativos.

Um analista japonês, segundo a publicação na Toyo Keizai, disse que “acreditamos que o iene continuará a desvalorizar e esperamos que chegue a 155/dólar em breve. Se chegar a 160 ienes até ao final deste ano dependerá dos desenvolvimentos futuros, mas é melhor estar preparado para a tendência de um dólar mais forte e de um iene mais fraco. Se houver alguma turbulência, poderá haver um período em que o dólar enfraqueça e o iene se fortaleça, mas a médio e longo prazo a tendência é que a moeda americana fique forte e a japonesa fraca”.

Fontes: Bloomberg e Toyo Keizai

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte terremoto de magnitude 6,2 abala Ilhas Marianas do Norte

Publicado em 2 de abril de 2024, em Notícias do Mundo

Ocorreu um forte terremoto no começo da noite de terça-feira perto de Saipan.

O ponto laranja é o epicentro do terremoto (USGS)

Às 18h54 (horário de Tóquio) ou 19h54 (horário local) de terça-feira (2) ocorreu um forte terremoto de magnitude 6,2 nas Ilhas Marianas do Norte, a cerca de 136 quilômetros de Saipan, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Publicidade

Embora o epicentro tenha sido a 10 quilômetros de profundidade, não há informação sobre ocorrência de tsunami.

Com base nos dados sísmicos preliminares, o terremoto não deve ter causado nenhum dano significativo, mas provavelmente foi sentido por muitas pessoas na área do epicentro.

Um leve tremor pode ter sido sentido em Saipan, com cerca de 48,2 mil habitantes.

Fontes: News Digest, USGS e Volcano Discovery

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!