Ministério da Saúde do Japão vai descartar vacinas da Covid que não foram usadas

O Japão anunciou planos para descartar doses de vacina contra coronavírus que não foram usadas agora que o governo encerrou seu programa de vacinação gratuita.

Frasco de vacina da Pfizer e seringa (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério da Saúde do Japão anunciou planos para descartar doses de vacina contra coronavírus que não foram usadas agora que o governo encerrou seu programa de vacinação gratuita.

Publicidade

De acordo com reportagem da NHK, o ministério vinha obtendo doses ao assinar contratos diretamente com fabricantes de vacinas até o ano fiscal de 2023, o qual se encerrou em 31 de março.

As doses foram distribuídas para municípios e vacinações fornecidas gratuitamente a todos que desejavam.

Com início na segunda-feira (1º), instituições médicas passam a comprar vacinas vendidas no mercado.

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou sob alto risco de desenvolver sintomas graves terão parte do custo subsidiado. O restante das pessoas terá que pagar o valor completo.

O ministério também revelou sua política de estoque e descarte de doses que ele garantiu até o último ano fiscal.

Em relação às vacinas obtidas desde setembro passado visando a subvariante XBB da ômicron do coronavírus, o ministério deve descartar 870 mil de um total de 3 milhões de doses recebidas da Pfizer.

Similarmente, cerca de 10 mil das 6 milhões de doses compradas da Moderna, e 740 mil de 1,4 milhão da Daiichi Sankyo serão descartadas em suas datas de vencimento.

O ministério diz que o descarte não deve ser considerado um desperdício, visto que vacinas suficientes foram obtidas para todos que quiseram ser imunizados.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japoneses e descendentes ao redor do mundo somam 5 milhões

Publicado em 2 de abril de 2024, em Sociedade

Segundo um levantamento feito pelo governo japonês, são aproximadamente 5 milhões de japoneses e descendentes espalhados em pelo menos 50 países.

Foto de arquivo do navio Brazil Maru, em 1930, com os imigrantes japoneses e seus filhos, no Porto de Santos, Brasil (Wikimedia)

Na segunda-feira (1.º), o Ministério das Relações Exteriores do Japão (MOFA) anunciou uma estimativa de que até 1.º de outubro de 2023, o número de pessoas ao redor do mundo com ascendência japonesa é de cerca de 5 milhões.

Publicidade

Os primeiros imigrantes japoneses partiram em 1868 com destino ao Havaí (Estados Unidos) e continuaram a viver por lá por gerações. Muitos outros foram para a América do Sul, especialmente o Brasil, a partir de 1.908.

Embora existam muitos nikkeis que já não têm nacionalidade dos seus ascendentes, essa estimativa do governo inclui todos, independente de terem ou não a nacionalidade japonesa.

Esta estimativa é baseada nas estatísticas de cada país, no número de residentes permanentes com registro de residência e através de outras informações diversas, como as das embaixadas, sobre o número de japoneses e nikkeis residentes em cada país.

Por país, o Brasil tem o maior número de pessoas e em segundo lugar estão os Estados Unidos. Veja a lista dos 10 países com o maior número de japoneses e seus descendentes (nikkeis), com números aproximados.

  1. Brasil com 2,7 milhões de japoneses e nikkeis
  2. Estados Unidos com 1,5 milhão
  3. Peru com 200 mil
  4. Canadá com 120 mil
  5. Austrália com 100 mil
  6. México com 79 mil
  7. Argentina com 65 mil
  8. Reino Unido com 29 mil
  9. Alemanha e França com 25 mil cada
  10. Coreia do Sul com 22 mil 

Os imigrantes japoneses e seus descendentes moram em 50 países do mundo, sendo que na Venezuela, Portugal e Índia são menos de 400 pessoas por país. Só na América do Sul estima-se que sejam 3 milhões de pessoas, praticamente o dobro da América do Norte com 1,6 milhão.

Fonte: MOFA

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão