De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a poeira amarela veio da China na quinta-feira (18), tendo sido observada em quase todo o arquipélago.
Dependendo do volume, a visibilidade fica seriamente comprometida. Se cair para 5 quilômetros de visibilidade o tráfego fica perigoso.
Além disso, para quem sofre de algum tipo de alergia, incluindo a polinose, precisa de proteção, como o uso de máscara.
A recomendação é antes de lavar o carro, passar uma água para retirar previamente essa areia para não danificar a pintura. Outro detalhe importante é que ao voltar para casa, se tiver areia no corpo, recomenda-se tomar uma chuveirada primeiro antes de usar o sabonete para não irritar a pele.
Às 15h de quinta-feira, a visibilidade foi igual ou inferior a 10 quilômetros por causa desse fenômeno, chamado também de poeira asiática. As cidades afetadas foram Sendai, Kanazawa, Yokohama, Tsu, Quioto, Hiroshima, Matsue, Tokushima e Saga.
Em Nagoia e Gifu a visibilidade foi de 12 e 15 quilômetros, respectivamente. Em outras cidades como Tóquio, Osaka e Fukuoka a visibilidade também foi superior a 10 km.
Na sexta-feira (19) a poeira amarela continuou cobrindo uma vasta área, de Kyushu a Tohoku, sendo que em alguns locais a visibilidade pode cair a 5 km ou menos.
Até a noite de sexta-feira a poeira amarela deverá ter ido da maioria das regiões, mas ainda restará em algumas localidades.
Fontes: NHK, AMJ, CBC TV e WeatherMap