A Renesas Electronics reiniciou oficialmente na quinta-feira (11) as operações em uma fábrica perto do Monte Fuji que estava inativa há 9 anos, na corrida para atender à demanda por semicondutores de potência usados em veículos elétricos (VEs) e centros de dados.
A fábrica de Kofu (Yamanashi) produzia principalmente semicondutores para computadores pessoais até ela ser fechada em outubro de 2014. Agora, espera-se que a instalação dobre a produção da Renesas de semicondutores de potência com início do ano que vem.
“O uso disseminado de VEs e inteligência artificial (IA) exigirá quantidades ilimitadas de eletricidade”, disse o presidente da Renesas, Hidetoshi Shibata, durante uma cerimônia de reabertura na quinta-feira.
Enquanto as estruturas da planta remontem ao ano de 2000, o interior da fábrica foi renovado para incluir um novo clean room (sala limpa) e com o mais recente equipamento de produção.
Construir uma nova planta de semicondutores a partir do zero tipicamente custaria centenas de bilhões de ienes e demoraria aproximadamente de 2 a 3 anos.
Renovar a planta de Kofu levou aproximadamente ¥90 bilhões e cerca de 1 ano.
Fonte: Asia Nikkei