O surfe entrou como esporte olímpico em 2020 em Tóquio, quando da realização do maior torneio esportivo que acontece a cada 4 anos. E sua popularidade aumentou muito.
A construção de uma piscina para surfing da empresa Wavegarden, planejada tanto no Japão como no Brasil e na Coreia do Sul, foi finalmente decidida para a cidade de Kusatsu (Shiga), na península de Karasuma, que se projeta para o Lago Biwa (Biwako).
Com nome provisório de Wave Park Biwako, o projeto ocupará uma área ociosa de aproximadamente 9 hectares, de fácil acesso de Nagoia, Osaka, Quioto e Fukui.
O complexo terá além da piscina gigante com ondas, bares e restaurantes ao seu redor, e também instalações de resort e chalés.
Esta instalação multifuncional de surfe é considerada a primeira do tipo no Japão e promove a cultura de praia de Shiga, mesmo sendo uma província não banhada pelo oceano.
De acordo com Yoshihiro Kuba, Diretor-Geral da JPF, que falou em coletiva de imprensa na Câmara Municipal na segunda-feira (8), a piscina de surfe tem a forma de um leque e as ondas são enviadas em direção à praia a partir de um dispositivo gerador de ondas perto do ponto chave. A empresa vai apresentar equipamentos fabricados na Espanha, que já foram utilizados em países como Reino Unido, Coreia do Sul e Suíça. Disse que é grande o suficiente para receber um campeonato mundial de surfe.
A inauguração está prevista para a primavera de 2026.
A construção da Perfect Swell Shima foi anunciada recentemente na cidade de Shima (Mie). Assim, entre Tokai e Kansai, o público que curte surfe, que quer aprender ou já é profissional, terá duas opções.
Se gosta desse esporte, assista ao vídeo do Wavegarden do Brasil.
Fontes: Surf News e Sankei