Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63 anos (NHK)
O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi (Sayyid Ebrahim Raisol-Sadati), 63, fez um pouso forçado na tarde de domingo (19), enquanto atravessava uma área montanhosa em meio a um forte nevoeiro.
Publicidade
O presidente e a sua comitiva regressavam de uma inauguração na região fronteiriça na província do noroeste do Azarbaijão Oriental.
O acidente aconteceu na área florestal montanhosa protegida de Dizmar, perto da cidade de Varzaghan. O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à tevê estatal que 40 equipes de busca foram enviadas para a região, mas o mau tempo dificultou o acesso ao local do acidente.
Por volta das 13h30 (horário de Tóquio) de segunda-feira, o vice-presidente do Irã, Mohsen Mansouri, confirmou relatos de que o presidente Raisi e outros altos funcionários morreram nesse acidente.
Helicóptero caído na floresta, em meio ao nevoeiro (Islamic Republic News Agency)
Estavam nesse helicóptero, junto com o presidente, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian; governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, além de outros altos funcionários.
Desde a sua eleição, há três anos, o presidente Raisi, conhecido como um conservador de linha dura, reforçou o seu controle sobre a política interna, incluindo a repressão de manifestações contra o governo.
Além disso, em termos diplomáticos, tem estado em conflito agudo com o Ocidente e tem apoiado organizações armadas anti-Israel, como a organização islâmica palestina Hamas, e aprofundou a sua relação de cooperação com a Rússia, que continua a invadir militarmente a Ucrânia.
Fontes: NHK e Islamic Republic News Agency