No fim de semana, durante o feriado de Golden Week, ocorreram 2 incêndios no interior dos veículos, na província de Nagano. Em ambos os casos, a causa foi o carregador de smartphone ou a bateria móvel deixada dentro dos carros.
Por volta das 10h de sábado (5), uma pessoa viu fumaça dentro de um carro parado em um estacionamento de moedas e chamou o Corpo de Bombeiros.
Como o veículo estava trancado, os bombeiros arrombaram o vidro e rapidamente extinguiram o incêndio. O dono dele é um turista, de outra província, o qual estava longe no momento, por isso ninguém se feriu.
A parte traseira do carro pegou fogo, onde foi encontrada uma bateria móvel de íon de lítio, para carregar smartphones e outros dispositivos. Os bombeiros calculam que tenha sido a causa.
No dia anterior, sexta-feira (4), teve uma outra ocorrência idêntica.
O Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE) alerta que existe risco de incêndio se a bateria móvel for submetida a choques ou deixada em um local com alta temperatura. E, em relação a essas duas ocorrências, fazia calor.
Em geral, tanto o smartphone quanto a bateria móvel trazem em seus manuais que devem ser usados ou mantidos em locais com temperatura abaixo de 45 graus Celsius.
De acordo com a JAF, quando o termômetro marca 35 graus Celsius, a temperatura dentro de um carro subirá para mais de 50ºC em cerca de uma hora. Passando mais algum tempo, poderá subir para mais de 70ºC.
No sábado, a temperatura mais elevada na cidade de Nagano foi de 32,9 graus, portanto, dentro do carro pode ter ultrapassado os 45 graus Celsius.
Outro detalhe importante a ser lembrado é procurar baterias móveis de boa qualidade, pois os considerados inferiores podem ter e causar danos só pelo fato de estar sendo carregado.
Fonte: FNN