Quarenta e três por cento dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela Panasonic querem cortar o uso de ar-condicionado neste verão, com aumentos nos preços de eletricidades possivelmente sendo os culpados.
Apesar desse sentimento, o Japão poderá enfrentar alta temperaturas como aquelas quebradoras de recordes que afetaram o país no ano passado, então o uso de aparelhos de ar-condicionado provavelmente aumentará.
Como as pessoas podem economizar energia enquanto usam o ar-condicionado?
Subsídios do governo para eletricidade doméstica que começaram em janeiro de 2023 para compensar o aumento nos preços do consumidor serão encerrados em maio e as 10 principais provedoras de energia elétrica devem aumentar os valores para junho (faturados em julho).
Clientes da Kansai Electric Power e da Kyushu Electric Power em particular enfrentarão um aumento de cerca de 40% comparado ao mesmo mês do ano passado.
Entre 8 e 12 de maio, a Panasonic entrevistou 555 pessoas no Japão na faixa etária de 20 a 69 anos que tinham aparelhos de ar-condicionado em casa.
Um total de 81% disse que se sentia “muito” ou “de alguma forma” sobrecarregado pelo aumento nos preços de eletricidade.
Quando questionados sobre como planejam usar os aparelhos de ar-condicionado neste verão, 10% disseram que queriam “se privar consideravelmente” enquanto 33% citaram que queriam “se privar de alguma forma” de usá-los.
Em sua previsão de 3 meses divulgada em 21 de maio, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) disse que as temperaturas de junho a agosto ficariam acima da média a nível nacional.
A Panasonic dá as seguintes dicas para economizar eletricidade quando usar o ar-condicionado:
- – Configurar um fluxo de ar maior sem reduzir muito a temperatura
- – Usar a configuração “automática” ao invés do fluxo de ar “leve”
- – Bloquear a entrada de luz do sol das janelas
- – Usar um circulador de ar junto com o ar-condicionado
- – Limpar os filtros do aparelho
- – Limpar a área em volta da unidade externa do ar-condicionado
Fonte: Mainichi