O aumento do custo dos custos postais no Japão foi aprovado em uma reunião de ministros relevantes nesta terça-feira (21) e deverá ser aumentado dos atuais 84 ienes para 110 ienes em outubro deste ano.
A taxa atual de 84 ienes para selos é limitada pela Portaria do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, e o governo aprovou uma emenda preliminar para aumentar a taxa nesta terça-feira.
Depois disso, espera-se que a portaria ministerial seja alterada e notificada ao Japan Post no próximo mês, e o aumento de preço deverá ocorrer em outubro deste ano.
Será a primeira vez que o preço é alterado em 30 anos, com exceção ao aumento relacionado à alta do imposto sobre o consumo. O preço das cartas do correio normal com peso de até 25 gramas aumentará dos atuais 84 ienes para 110 ienes.
Em conjunto com isso, o Japan Post também elevará a taxa para cartões postais (hagaki), que não requerem uma emenda ministerial, dos atuais 63 ienes para 85 ienes, assim como as taxas de pacotes de cartas e correio expresso.
Por outro lado, de acordo com a estimativa apresentada pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC) em dezembro do ano passado, o saldo do serviço postal se tornará um superávit de 6,7 bilhões de ienes no próximo ano após esse aumento de preço, mas no ano seguinte, o déficit será de 40 bilhões de ienes novamente e, em 2028, o déficit aumentará para 123,2 bilhões de ienes.
Por esse motivo, o MIC também considerará a revisão do sistema de taxas com o objetivo de aumentar os preços novamente em um curto período de tempo com um aumento mínimo.
“Trabalharemos na digitalização rápida e na melhoria da conveniência. Ficaríamos gratos por sua compreensão”, comenta o Japan Post.
Fonte: NHK