Economia do Japão contrai com cortes de gastos de consumidores e empresas

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão encolheu a um ritmo anualizado de 2% nos 3 meses até março.

Consumidores estão contendo gastos (ilustrativa/banco de imagens)

A economia do Japão encolheu no primeiro trimestre, visto que consumidores e companhias cortaram gastos, estendendo um desempenho sombrio que vem do verão passado e complica o panorama para o banco central enquanto ele considera o tempo para o seu próximo aumento de taxas de juros.

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão contraiu a um ritmo anualizado de 2% nos 3 meses até março, disse na quinta-feira (15) o Escritório do Gabinete.

Economistas haviam previsto uma contração de 1,2%. O consumo privado e gastos de capital recuaram, enquanto exportações líquidas também diminuíram.

O resultado reflete o impacto negativo do terremoto de Ano Novo na província de Ishikawa e interrupções na produção de automóveis e vendas após um escândalo de certificação de dados na Daihatsu Motor, subsidiária da Toyota Motor.

Enquanto esses fatores possam ser descontados como temporários, o impacto contínuo da inflação mais forte em gerações é um problema mais duradouro.

Famílias continuam gastando menos, visto que trabalhadores lutando contra persistentes declínios salariais fecham suas carteiras. O consumo pessoal diminuiu por 4 trimestres consecutivos, a faixa mais longa de recuos desde a crise financeira global.

Falta saber se os gastos do consumidor vão tomar ritmo fortemente. Subsídios para cortar os custos de eletricidade por exemplo devem acabar no fim de maio, e a desvalorização do iene está pesando sobre o sentimento de uma variedade de indústrias de serviços.

Autoridades japonesas e executivos de companhias manifestaram preocupação em relação à desvalorização da moeda, que colocou pressão sobre famílias e pequenas empresas ao inflar custos de energia importada e de outros materiais mesmo com exportadoras incluindo a Toyota registrando resultados robustos.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ossos humanos são encontrados em fábrica da Nippon Steel, 1 trabalhador está desaparecido

Publicado em 16 de maio de 2024, em Sociedade

A polícia de Oita disse que é altamente possível que os ossos pertençam a um funcionário que havia sido dado como desaparecido na terça-feira (14).

Entrada da planta da Nippon Steel em Oita (News Dig)

O que pareciam ser ossos humanos foram encontrados em um tonel de ferro fundido que opera a temperaturas de mais de mil graus Celsius em uma fábrica da Nippon Steel na cidade de Oita (província homônima), disse a empresa de aço na quarta-feira (15).

Publicidade

A polícia de Oita disse que é altamente possível que os ossos pertençam a um funcionário que havia sido dado como desaparecido na terça-feira (14) e testes de DNA estão sendo conduzidos atualmente para identificar os restos mortais.

O funcionário de 30 anos havia sido reportado como desaparecido desde as 7h de terça-feira. A polícia de Oita disse que eles fizeram uma busca na fábrica e encontraram os restos mortais do que pareciam ser ossos humanos no tonel 4 horas depois.

O trabalhador desaparecido, que supervisionava o processo de fundição de ferro, começou seu turno às 19h de segunda-feira (13). O tonel, que tem diâmetro de cerca de 5m e profundidade de 4m, estava localizado 5m abaixo de onde o homem vinha trabalhando.

Eijiro Kawano, porta-voz da Delegacia de Oita Chuo, disse que investigações estão em andamento sobre o paradeiro do funcionário desaparecido e se os restos mortais descobertos são ossos humanos ou não. Se forem, eles trabalharão para identificá-los e investigarão como eles foram parar no tonel.

A fábrica de Oita da empresa de aço produz material para navios, maquinário industrial, materiais de construção e pontes, e exporta seus produtos principalmente para o Sudeste Asiático, Oriente Médio e China.

A Nippon Steel disse que cooperaria completamente com as investigações.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!