Explosão seguida de incêndio no centro de Quioto

Uma mulher que estava no prédio pensou que a explosão tivesse sido causada por um terremoto.

Bombeiros esguichando água sobre o restaurante do segundo andar (ANN)

Por volta das 10h20 de quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros recebeu uma ligação informando que ocorreu uma explosão seguida de um incêndio em um prédio que abriga um restaurante na área central de Shimogyo-ku, na cidade de Quioto (província homônima).

Publicidade

Foram enviadas 26 unidades de combate ao incêndio e esse foi extinto em cerca de 2 horas, mas parte do segundo piso do prédio de madeira foi destruído. 

Explosão causa 2 feridos 

Segundo a polícia, nesse prédio há vários bares e restaurantes, entre eles uma famosa casa de sushi. O funcionário, na faixa dos 40 anos, chegou e ao ligar o interruptor da luz ocorreu a explosão, causando-lhe ferimentos no rosto e braço.

Uma transeunte, na casa dos 60, também foi ferida porque um fragmento de vidro atingiu seu rosto durante a explosão. Nenhum deles corre risco de vida. 

Os peritos da polícia e dos bombeiros estão investigando a causa exata.

O local é uma área cheia de prédios, a 100 metros da estação de metrô Shijo. Além da explosão que assustou as pessoas da vizinhança, levantou-se uma grande fumaça escura.

Uma mulher de 54 anos que estava no primeiro andar do prédio no momento dessa ocorrência disse assustada que “houve um estrondo bem alto e os vidros começaram a cair e logo a fumaça. Pensei que fosse um terremoto e logo saí para fora”.

Assista ao vídeo do Kyoto Shimbun.

Fontes: ANN, NHK e Kyoto Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Economia do Japão contrai com cortes de gastos de consumidores e empresas

Publicado em 16 de maio de 2024, em Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão encolheu a um ritmo anualizado de 2% nos 3 meses até março.

Consumidores estão contendo gastos (ilustrativa/banco de imagens)

A economia do Japão encolheu no primeiro trimestre, visto que consumidores e companhias cortaram gastos, estendendo um desempenho sombrio que vem do verão passado e complica o panorama para o banco central enquanto ele considera o tempo para o seu próximo aumento de taxas de juros.

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão contraiu a um ritmo anualizado de 2% nos 3 meses até março, disse na quinta-feira (15) o Escritório do Gabinete.

Economistas haviam previsto uma contração de 1,2%. O consumo privado e gastos de capital recuaram, enquanto exportações líquidas também diminuíram.

O resultado reflete o impacto negativo do terremoto de Ano Novo na província de Ishikawa e interrupções na produção de automóveis e vendas após um escândalo de certificação de dados na Daihatsu Motor, subsidiária da Toyota Motor.

Enquanto esses fatores possam ser descontados como temporários, o impacto contínuo da inflação mais forte em gerações é um problema mais duradouro.

Famílias continuam gastando menos, visto que trabalhadores lutando contra persistentes declínios salariais fecham suas carteiras. O consumo pessoal diminuiu por 4 trimestres consecutivos, a faixa mais longa de recuos desde a crise financeira global.

Falta saber se os gastos do consumidor vão tomar ritmo fortemente. Subsídios para cortar os custos de eletricidade por exemplo devem acabar no fim de maio, e a desvalorização do iene está pesando sobre o sentimento de uma variedade de indústrias de serviços.

Autoridades japonesas e executivos de companhias manifestaram preocupação em relação à desvalorização da moeda, que colocou pressão sobre famílias e pequenas empresas ao inflar custos de energia importada e de outros materiais mesmo com exportadoras incluindo a Toyota registrando resultados robustos.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!