Pesquisadores japoneses disseram na terça-feira (28) que construíram com sucesso o primeiro satélite de madeira do mundo, com a expectativa de que o objeto em formato de cubo seja enviado ao espaço a bordo de um foguete da SpaceX lançado dos EUA, possivelmente em setembro.
O “LignoSat”, uma mistura das palavras ligno, um prefixo que significa madeira, e satélite, é o resultado de cerca de 4 anos de esforços de desenvolvimento de uma equipe envolvendo a Universidade de Quioto e a Sumitomo Forestry, com a meta de aproveitar a cordialidade ambiental e baixo custo da madeira no avanço espacial.
Satélites de madeira são vistos como melhores para o meio ambiente quando queimam na reentrada da atmosfera terrestre no fim de suas operações, comparados aos convencionais feitos de metal, visto que eles podem criar partículas alumina, as quais podem afetar negativamente o clima e comunicações, de acordo com a equipe.
O LignoSat é um cubo de 10cm feito a partir de madeira magnólia de 4 a 5,5mm de espessura, com uma estrutura parcialmente construída a partir de alumínio. Ele tem painéis solares afixados em alguns lados e pesa cerca de 1Kg.
A equipe confirmou a durabilidade do material de madeira mesmo nas condições duras de ambiente no espaço exterior.
Fonte: Mainichi