Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão testará inteligência artificial para detectar ursos após número recorde de ataques

| Sociedade

Houve 219 vítimas e 6 mortes em decorrência de ataques de ursos em 19 províncias no ano até março.

Unigran Japan 2026
urso 1 mai 2024 destaque

Um urso na cerca no Parque Nacional de Shiretoko em Hokkaido (ilustrativa/banco d eimagens)

O Japão está planejando testar um sistema de inteligência artificial (IA) para avistar ursos e lidar melhor com um crescente número de ataques por esses animais contra humanos, disse uma fonte do governo na segunda-feira (29).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Sob o sistema, a IA usará imagens de câmera de segurança para detectar instantaneamente ursos e compartilhar informação com autoridades relevantes.

Há planos de iniciar o esquema piloto até o verão na província de Toyama.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Se for eficaz, o sistema de IA pode ser lançado em províncias onde avistamentos frequentes de ursos perto de áreas residenciais foram relatados, disse a fonte.

Houve 219 vítimas e 6 mortes em decorrência de ataques de ursos em 19 províncias no ano até março, os números mais altos registrados desde quando dados a nível nacional se tornaram disponíveis.

Colheitas instáveis de alimentos básicos dos ursos, assim como despovoamento rural, foram citados como fatores no aumento de encontros com os animais.

Especialistas acreditam que uma queda estável no número de crianças em vilas e cidades do país, cujos comportamentos barulhentos mantêm os ursos afastados, seja um outro fator.

Um outro sistema de vigilância por IA está sendo testado em Hanamaki (Iwate) com 30 câmeras instaladas ao longo de rios que passam perto de montanhas próximas à cidade.

Ursos geralmente são avistados ao longo de rios, e notificações são enviadas a uma estação de monitoramento e a residentes locais.

A cidade está cooperando com a fabricação do sistema de segurança em medidas para impedir que os ursos entrem na cidade sem matá-los.

Fonte: News on Japan, The Guardian


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo