Mais de 80 mil estrangeiros trabalham em lojas de conveniência no Japão

O número de cidadãos estrangeiros trabalhando em lojas de conveniência no Japão aumentou em 1,4 vez comparado há 5 anos.

As 3 principais rede de lojas de conveniência que mais contratam estrangeiros são a Seven-Eleven, Lawson e FamilyMart (ilustrativa/banco de imagens)

Mais de 80 mil cidadãos estrangeiros trabalham meio período nas 3 principais redes de lojas de conveniência do Japão, mostraram dados coletados divulgados no jornal Mainichi na quarta-feira (15), em uma tendência que provavelmente continuará em meio à escassez de mão de obra de uma população em envelhecimento.

Publicidade

Trabalhadores estrangeiros representam agora 10% da força de trabalho de meio período em unidades da Seven-Eleven, Lawson e FamilyMart, de acordo com os dados.

De acordo com uma pesquisa sobre as principais lojas de conveniência em abril, a Seven-Eleven tinha o maior número de funcionários de meio período estrangeiros, a 40 mil, enquanto a Lawson cerca de 24 mil e a FamilyMart 18 mil.

Segundo a Associação de Franquias do Japão, o número de cidadãos estrangeiros trabalhando em lojas aumentou em 1,4 vez comparado há 5 anos.

Dados fornecidos pelas 3 principais redes de lojas de conveniência mostram que enquanto pessoas de muitas nacionalidades formam o número de cerca de 80 mil, uma porção significante consiste de indivíduos de países como China, Vietnã e Nepal.

Um deles é a chinesa de 37 anos Lyu Ling, que trabalhou em várias lojas de conveniência. “No início eu não entendia japonês, então o gerente da loja me ajudava, e eu aprendi gradualmente a falar”, disse ela de seu atual local de trabalho em uma unidade da FamilyMart em Tóquio popular entre turistas.

Devido ao grande número de hotéis na área, a loja recebe vários clientes chineses. “Isso satisfaz os clientes também se conseguimos interagir com eles em chinês”, disse ela.

Cerca de 80% dos funcionários da loja são estrangeiros, uma indicação das dificuldades que algumas lojas têm enfrentado em encontrar trabalhadores japoneses.

Um gerente de uma loja disse, “sem funcionários estrangeiros, não temos pessoas suficientes para cobrir os turnos”.

Muitos dos que se candidatam são estudantes internacionais que visam melhorar suas habilidades em japonês através do trabalho, de acordo com dados das 3 principais redes.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mulher atropela filha de 4 anos acidentalmente

Publicado em 16 de maio de 2024, em Acidentes

A menina caiu do carro e a mãe que estava ao volante e foi atropelada.

Vista aérea do local do acidente, com peritos da polícia (ANN)

Por volta das 11h de quarta-feira (15), a polícia e os bombeiros foram chamados por uma testemunha por causa de um acidente no estacionamento de uma loja de conveniência, na cidade de Gose (Nara).

Publicidade

Uma menina de 4 anos está em estado crítico após ser atropelada pelo carro conduzido pela sua mãe. Ela foi levada imediatamente ao hospital mas está inconsciente por causa de uma fratura no crânio.

Segundo informações da polícia, a menina estava sentada no banco de trás do carro de sua mãe, de 32 anos. Mas, ao dar marcha a ré, caiu pela porta de correr e foi atropelada

Pouco antes do acidente, a menina deveria estar sentada na cadeira infantil do assento traseiro, atrás do banco frontal do passageiro. Mas, por algum motivo, ela teria passado para o outro lado, que fica atrás do assento do motorista.

Os peritos da polícia fizeram as medições e verificaram a situação, mas os detalhes estão sendo investigados. Elas tinham feito compras na loja de conveniência e iam embora.

Carro da mulher é apreendido pela polícia (ABC TV)

Fontes: ABC, FNN e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão