A inteligência artificial (IA) está cada vez mais sendo usada em supermercados e lojas de conveniência para estabelecer preços e outros propósitos no Japão.
Com início neste mês, a Aeon Retail Co. começa a introduzir IA para descontos de comida fresca, como carne e peixe, em cerca de 380 lojas a nível nacional.
Com base em desempenhos de venda, condições climáticas, número de clientes e outras condições, a IA prevê demanda adequada “naquele dia e horário”.
Levando em consideração informação do produto lida a partir de código de barras e o número de itens oferecidos, a IA estabelecerá uma taxa de desconto apropriada.
A Aeon Retail começou a introduzir a IA para acompanhamentos preparados nas lojas em 2021 com a meta de reduzir desperdício de comida e a carga de trabalho sobre funcionários no local.
A grande rede de lojas de conveniência Lawson também começou a oferecer descontos usando IA.
De acordo com a rede, a decisão de descontos era tomada pela pessoa responsável por cada loja, dependendo de intuição e outros fatores.
Como resultado, houve casos em que reduções de preços eram determinadas com base apenas no número de itens no estoque, ou preços sendo reduzidos mais do que o necessário.
Em 2021, a Lawson conduziu um teste de configurações de descontos com base em IA em 65 lojas na região Tohoku, e descobriu que a quantidade de descarte por estabelecimento diminuiu em 2,5% em uma base monetária.
O uso de IA não está limitado a descontos. De acordo com a Seven & i Holdings, as lojas de conveniência 7-Eleven e supermercados Ito-Yokado estão usando IA em seus sistemas de pedidos.
A Ito-Yokado está usando a IA para aquisição de alimentos processados e bebidas para todas as suas lojas, ajudando a melhorar eficiência operacional.
Fonte: Mainichi