A Nissan Motor alertou donos de cerca de 84 mil carros fabricados pela grande montadora japonesa que não dirijam os veículos porque eles estão equipados com airbags defeituosos da antiga Takata Corp., os quais estão sujeitos a recalls para reparos gratuitos, disseram autoridades nos EUA na quarta-feira (29).
Aparentemente, a Nissan acredita que os infladores dos airbags podem explodir e peças de metal podem se espalhar como resultado, possivelmente causando morte ou lesão.
Os modelos para os quais o alerta foi emitido incluem o sedã Sentra 2002-2006, o Pathfinder 2002-2004, um SUV, e o Infiniti QX4 2002-2003, também um veículo esportivo utilitário, de acordo com autoridades dos EUA.
A Nissan está pedindo que os donos desses carros não os dirijam até que reparos sejam concluídos e os airbags substituídos, disseram autoridades.
Nos EUA, 27 pessoas morreram e pelo menos outras 400 ficaram feridas em acidentes relacionados a airbags com defeito da Takata.
A Takata Corporation foi uma empresa produtora de acessórios automotivos fundada em 1933 com sede em Shiga no Japão.
Em 2017 protagonizou um escândalo onde foi obrigada a trocar mais de 42 milhões de airbags o que fez entrar em falência em 2018 adquirida pela americana Joyson Safety Systems.
Fonte: Nippon