O presidente russo Vladimir Putin chegou à China para uma visita oficial de 2 dias. Essa é a primeira viagem do líder russo desde o início de seu quinto mandato.
O avião presidencial transportando Putin aterrissou em Pequim na manhã desta quinta-feira (16). Ele foi recebido por autoridades chinesas.
O escritório presidencial diz que Putin realizará conversas com seu homólogo chinês, Xi Jinping, na capital nesta quinta-feira, e os 2 líderes assinarão documentos conjuntos.
A delegação de Putin inclui o ministro de Relações Exteriores Sergey Lavrov, o novo ministro da Defesa Andrei Belousov, vários vice-primeiros-ministros e líderes de empresas estatais. Eles devem participar de uma reunião expandida.
Em uma entrevista junto à agência estatal de notícias chinesa, a Xinhua, publicada na quarta-feira (15), Putin disse que as relações entre Rússia e China alcançaram o nível mais alto na história. Ele enfatizou que a Rússia fortalecerá suas relações com a China em vários setores, incluindo a economia.
Observadores dizem que Putin visa ganhar compreensão da China para a posição da Rússia na situação da Ucrânia enquanto confirmam solidariedade entre ambos os lados, visto que os 2 países elevam suas posturas de enfrentamento contra potências no Ocidente.
Fonte: NHK