Os preços do repolho estão disparando no Japão, com preços nos supermercados de Nagoia cerca de 1,5 a 2 vezes mais altos do que nos anos anteriores. Saiba as razões para isso e as perspectivas para o futuro.
No supermercado Tachiya, no bairro de Tenpaku, em Nagoia (Aichi), os repolhos foram são expostos bem perto da entrada.
O repolho é um item básico da mesa de jantar, e o preço de venda em 16 de maio na loja era de 322 ienes por unidade. Em comparação com os anos anteriores, esse preço é cerca de 1,5 a 2 vezes maior, mas ainda assim é um prejuízo.
“Estamos vendendo com prejuízo. Estamos em uma situação difícil, mas estamos fazendo o melhor que podemos”, disse o gerente do supermercado.
O motivo dos altos preços é o mau tempo. O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) afirma que “as chuvas recentes fizeram com que as mudanças de temperatura aumentassem, o que levou a uma diminuição nas colheitas”.
“Eu sabia que a Tachiya’s era mais barata (do que outras lojas), então vim aqui para comprar. Eu sabia que era caro. Mas é essencial para mim”, comenta uma cliente.
O preço do repolho no atacado era de 71 ienes por quilo no final de maio de 2023, cerca de um ano atrás, e não mudou significativamente durante muito tempo. Entretanto, desde o início de maio de 2024, o preço disparou, subindo para 222 ienes por quilo, quase o triplo do preço.
Por que está tão caro?
Na Península de Atsumi em Toyohashi, na província de Aichi, uma importante área de produção de repolho, o crescimento da verdura estava atrasado.
“Há um pequeno atraso (no crescimento) devido ao clima frio de março, que começou a cerca de duas semanas. Esse é o pico da estação, o momento em que a safra está em seu melhor momento, mas acho que os números estão baixos”, comenta um agricultor local.
Maio é a época do ano em que os repolhos são trocados das variedades de inverno para as variedades de primavera e verão e, embora o inverno de 2024 tenha sido ameno, houve uma série de dias de baixa temperatura em março, o que atrasou o crescimento dos repolhos para envio em cerca de duas semanas.
“Se a temperatura subir de meados ao final de maio, esperamos que os repolhos com crescimento atrasado se recuperem e que o volume de remessas aumente de acordo. Outra coisa é que será uma estação chuvosa, portanto, a quantidade de remessas dependerá do clima”, comenta a Cooperativa Agrícola de Toyohashi.
Fonte: Tokai TV