Taiwan em alerta em meio ao exercício militar da China

O Comando do Teatro Oriental da China disse que conduziria um exercício militar em torno de Taiwan, das ilhas Kinmen e outras áreas por 2 dias até esta sexta-feira (24).

Imagens publicadas pelo Comando do Teatro Oriental da China e na mídia social chinesa (NHK)

As forças armadas e a guarda costeira de Taiwan estão em alerta em meio ao exercício militar em curso da China perto da ilha autogovernada.

Publicidade

O Comando do Teatro Oriental da China disse na quinta-feira (23) que conduziria um exercício militar em torno de Taiwan, das ilhas Kinmen e outras áreas por 2 dias até esta sexta-feira (24).

O exercício, disse o comando, envolveria uma patrulha por unidades militares como o exército, marinha, força aérea e de foguetes, acrescentando que também testariam suas capacidades conjuntas reais de combate.

O comando publicou um vídeo de 5 minutos na mídia social chinesa na noite de quinta-feira e disse que as imagens faziam parte do exercício.

Um porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho Estatal da China, Chen Binhua, emitiu uma declaração na noite de quinta-feira.

Chen disse que as medidas retaliatórias da China são dirigidas à atividade pró-independência em Taiwan e interferência por forças externas, mas nunca nos muitos compatriotas de Taiwan.

A administração do novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, que assumiu o posto na segunda-feira (21), se recusa a reconhecer o princípio “China única”.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que 49 aeronaves militares chinesas sobrevoaram perto de Taiwan entre a manhã e as 20h de quinta-feira.

O departamento superior também disse que aeronaves militares chinesas e embarcações se aproximaram da zona contígua de Taiwan.

Entretanto, o ministério acrescentou que as forças militares taiwanesas e a guarda costeira impediram que aeronaves e embarcações chinesas avançassem mais.

Enquanto isso, o governo japonês tem a intenção de trabalhar com os EUA e outros países para pedir à China que resolva de forma pacífica os problemas com Taiwan através de diálogo.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, deve retransmitir a necessidade de um acordo pacífico ao premiê chinês Li Qiang se eles realizarem uma reunião bilateral na próxima semana.

Kishida, Li e o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol devem realizar uma cúpula trilateral em Seul na segunda-feira (27).

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pesquisadores no Japão confirmam que teste de sangue prevê risco de Alzheimer

Publicado em 24 de maio de 2024, em Sociedade

As descobertas mais recentes aumentam esperanças de que a doença pode ser tratada se médicos puderem identificar pessoas que desenvolverão Alzheimer antes de seu surgimento.

Análise científica da doença de Alzheimer no hospital (ilustrativa/banco de imagens)

Pesquisadores japoneses confirmaram uma maneira de prever o surgimento da doença de Alzheimer com alto grau de probabilidade, ao verificar se há no sangue a presença de um certo tipo de proteína incomum que causa a doença.

Publicidade

Um grupo de pesquisadores na Universidade de Tóquio, incluindo o professor Takeshi Iwatsubo, publicou as descobertas no jornal médico Alzheimer’s Research & Therapy na quinta-feira (23).

O estudo mais recente aumenta esperanças de que se médicos puderem identificar com antecedência quem pode estar sob risco de desenvolver Alzheimer, ela pode ser tratada cedo.

Sabe-se que quando pacientes desenvolvem Alzheimer, um certo tipo de proteína, chamada beta-amiloide, se acumula no cérebro bem antes do surgimento da doença.

Um exame por PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) também pode detectar a amiloide-beta, mas instalações médicas que podem conduzir tais verificações são limitadas, e o teste pode ser caro. A pesquisa da Universidade de Tóquio oferece um método de detecção alternativo através do uso de testes de sangue.

Os pesquisadores verificaram a proteína beta-amiloide em 474 pessoas que não tinham desenvolvido a doença e compararam os resultados de um exame PET e o de sangue.

Usando uma combinação de dois tipos de proteína (amiloide-beta e a proteína tau plasmática fosforilada ou p-tau271) os pesquisadores conseguiram detectar a quantidade de beta-amiloide presente no sangue com uma precisão de 90% ou mais.

Embora pesquisadores na Suécia já tenham publicado descobertas similares, o novo estudo mostra que o método funciona independentemente da etnia, disseram.

Em 2022 estimava-se que 4,4 milhões de pessoas no Japão tinham demência, com o número podendo aumentar para 6,6 milhões em 2060, de acordo com dados do governo.

Mais de 60% das pessoas que desenvolveram demência têm Alzheimer, mostram dados do Ministério da Saúde.

Em setembro, o ministério aprovou o uso do lecabemab, o primeiro medicamento que reduziu a evolução da doença de Alzheimer, desenvolvido pela farmacêutica japonesa Eisai e a empresa dos EUA Biogen.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!